Renovação Carismática Católica celebra Jubileu de Ouro em Roma

A Renovação Carismática Católica celebra o Jubileu de Ouro em Roma, de 31 de maio a 4 de junho, com um programa rico de encontros, simpósios, celebrações e adoração nas principais basílicas romanas. O ápice das celebrações será a Vigília de Pentecostes e a oração ecumênica com o papa Francisco no ‘Circo Massimo’, no sábado, dia 03. Para a ocasião, são esperadas 30 mil pessoas provenientes de 130 países, 600 sacerdotes, 50 bispos e cardeais.

A Renovação Carismática, nasceu em Pittsburgh, nos Estados Unidos, graças a um grupo de estudantes que sentiu a necessidade de reunir-se e rezar, invocando o Espírito Santo sobre a Igreja e sobre o mundo. Desde então o movimento não parou de crescer, ganhando novos adeptos em todas as partes do mundo.

A presidente do Serviço Internacional da Renovação Carismática, Michelle Morgan, conversou com a Rádio Vaticano sobre a expectativa para este Jubileu: “Para este encontro esperamos uma nova efusão do Espírito Santo sobre a Igreja e sobre o mundo, e esperamos também por alguma surpresa. Nós estamos prontos e a serviço da Igreja para ajudar também a obra de reforma e renovação iniciada pelo Papa e para difundir a cultura da Pentecostes, porque é o Espírito que faz grande todas as coisas”.

O Jubileu será concluído no domingo com a Missa de Pentecostes e o Regina Coeli no Vaticano. O encontro no ‘Circo Massimo’, no sábado, é um dos momentos mais aguardados pela sua dimensão e valor ecumênico. Entre os convidados, estarão o pastor Giovanni Traettino, amigo de Bergoglio, líderes protestantes e alguns ortodoxos.

“De qualquer maneira será a grande ocasião para mostrar como o ecumenismo espiritual é o maior e atual motivo de reconciliação entre as diversas tradições cristãs. O Papa Francisco quis organizar uma Vigília ecumênica. Portanto, não um modo para celebrar a Renovação nos seus 50 anos, mas para celebrar o Espírito Santo que é causa de unidade, de alegria, de reconciliação”, afirmou o presidente da Renovação Carismática na Itália, Salvatore Martinez.

Com informações da Rádio Vaticano

Tags:

leia também