Setor Universidades da CNBB propõe exercícios espirituais para fortalecer a vivência da fé pascal

O tempo litúrgico da Páscoa convida os cristãos a meditarem acerca dos mistérios da Ressurreição de Jesus Cristo que venceu a morte. Neste tempo pascal, o Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou o subsídio “Exercícios Espirituais para o tempo da Páscoa”. Esse é o segundo volume da série lançada pelo Setor Universidades. O primeiro Material foi “Exercícios Espirituais para o tempo do Advento”, lançado ano passado.

A ideia é que o subsídio, que tem uma reflexão para cada dia das sete semanas do tempo pascal, ajude toda comunidade universitária (estudante, professor e colaborador) e eclesial a dedicar um tempo para suas orações pessoais diárias que podem ser feitas individualmente ou em grupo.

“Através do roteiro de leitura, meditação, contemplação, exame de consciência e orações para cultivar a vida de fé, sob o prisma da Ressurreição de Jesus Cristo”, escreve na apresentação do material o arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva.

Segundo o Setor Universidades da CNBB, a proposta é favorecer um contato com o texto bíblico, fazer um exame de consciência, estimular a educação do pensar e sentir e momentos de meditação e contemplação.

“Esse material é uma forma de animar a vivencia da espiritualidade de um dos ciclos fortes do ano litúrgico cristão que é o período da Páscoa junto à comunidade cristã universitária. Com isso, desejamos fomentar nesse contexto ambiental a vivência da fé pascal”, destaca o assessor da comissão, padre Danilo Pinto.

Esse “retiro pascal” proposto começa com o Domingo da Ressurreição do Senhor e segue, dia após dia, até o sábado antes de Pentecostes. O material pode ser encontrado no site das Edições CNBB.

Share This