Sul 1 e Norte 1: nos 25 anos de missão, Rede Vida produz programa especial

Foto: arquidiocese de Manaus (AM)

Neste ano de 2019, são celebrados 25 anos do projeto missionário que o Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desenvolve no Regional Norte 1 da entidade. Durante o mês de março, uma comitiva do regional paulista foi até Manaus (AM) para dali visitar a maioria das comunidades assistidas pelo Projeto, que possui padres missionários atuando tanto no Amazonas, quanto em Roraima. A Rede Vida de Televisão acompanhou o grupo e registrou os momentos de encontro nas comunidades. O material virou um programa especial da emissora.

Durante a avaliação do trabalho realizado, o então presidente do regional, dom Mário Antônio da Silva, falou sobre o projeto:

“As realidades da Amazônia atraem muito por suas peculiaridades e isso chama atenção dos que vem aqui para fazer missão, encontrando um grande número de comunidades que vivem ao longo dos rios, com hábitos um pouco mais diferentes, mas como uma sede de Deus e do evangelho. São comunidades que merecem e precisam também do nosso apoio e acompanhamento, daí a necessidade dessa parceria com os missionários do Regional Sul 1 ser tão importante. Vamos tentar fazer um acompanhamento mais de perto desses nossos irmãos, trabalhar a acolhida e pensar numa agenda comum com encontros mais frequente com uma programação que envolva quem vem e quem acolhe”, disse dom Mário.

Rede Vida
A presença dos jornalistas Paulo Júnior e Luciana Martins, da Rede Vida de Televisão, deve-se ao projeto Jornada Missão de Vida. A iniciativa prevê uma peregrinação por paróquias, dioceses e arquidioceses brasileiras “fomentando o projeto do Papa Francisco de Igreja em Saída”. De acordo com a emissora, o trabalho deve incluir também reportagens especiais na África, América e Europa ao longo do ano.

Foto: reprodução/Paulo Shimizu Júnior

O Projeto Jornada Missão de Vida começou por Minas Gerais, passando por várias dioceses e chegando até São João Del Rei. A região amazônica e o sínodo de outubro no Vaticano estão na agenda das prioridades de cobertura do casal, bem como as assembleias da CNBB e a JMJ. Em 2018, os jornalistas desenvolveram matérias especiais na Itália.

A Rede Vida denomina o projeto como “Jornada Missão de Vida – um casal relatando boas notícias e contando ações de fraternidade no Brasil e no Mundo”.

 

Confira o programa especial:

Tags:

leia também