Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
Rezaremos nesse domingo, dia 17 de Janeiro, dentro do 2º. Domingo do Tempo Comum, o 11º dia da Trezena de São Sebastião, glorioso padroeiro da nossa cidade do Rio de Janeiro. Mesmo sendo domingo e já termos por hábito ir à Santa Missa, descansar com a família para iniciar mais uma semana de trabalho, que possamos tirar um momento do nosso dia para rezarmos esse dia da trezena em honra ao nosso padroeiro.
O subtema da trezena desse 11º dia é: “São Sebastião, missionário do Senhor”, o nosso padroeiro era um missionário nato, ou seja, desde o seu nascimento já transmitia o amor de Deus as pessoas. Durante a sua vida pregou a Palavra de Deus e transmitiu o amor de Deus sobretudo aos encarcerados e perseguidos. Conduziu muitas pessoas a fé, incentivou muitos a se batizarem, anunciando o Cristo Ressuscitado.
São Sebastião não deixava de ser discípulo e missionário de Jesus, mesmo com o Imperador não querendo que se falasse o nome de Jesus. Mas ele tinha uma missão ao qual Deus lhe chamou e não podia deixar de cumprir aquilo que o Senhor lhe pedia. Mesmo preso, sofrendo os algozes do martírio, não deixou de lado o amor de Deus.
Todos nós que somos batizados e batizadas somos chamados por Deus a sermos discípulos e missionários dele, anunciando com fé e coragem o seu amor seja nos presídios, hospitais, em casa ou na Igreja.
Temos que atender esse chamado que o Senhor nos faz, ainda mais nesse tempo difícil que passamos, animando e encorajando aqueles que estão tristes e sem ânimo para viver. Não é somente papel dos religiosos e religiosas serem missionários, mas há muitos cristãos leigos que o são. O nosso padroeiro mesmo não era religioso, era um jovem soldado do Império Romano, mesmo assim não se cansava de ser missionário do Senhor, anunciando com fé e coragem a sua Palavra.
Por isso cada um de nós é chamado a anunciar o seu amor no ambiente em que vive. Cada lar é chamado a ser uma semente do amor de Deus e quanto mais espalharmos esse amor de Deus aos outros, esse amor contagiará o mundo. Os leigos que são todos os batizados têm que assumir o seu protagonismo na Igreja e assumirem a sua missão de serem discípulos e missionário do Senhor.
No ano de 2013 o Papa Bento XVI proclamou o ano da fé nos encorajando a defender a fé nos dias de hoje e como vivenciá-la no ambiente em que vivemos. Foi um momento de escuta interior e de ir em busca daqueles que não tinham uma experiencia de fé concreta, ou seja, daqueles que não viviam de maneira plena o seu batismo. Esse chamado ainda se faz presente no dia de hoje e somos impulsionados a sermos discípulos e missionários do Senhor e viver de maneira plena nossa fé.
São Sebastião viveu num momento difícil da nossa história, onde os cristãos eram perseguidos e o mundo estava em constante transformação. Hoje em dia não é diferente, em alguns lugares do mundo há cristãos que são perseguidos e não podem expressar publicamente a fé e o mundo está em constante transformação. As pessoas estão se esquecendo de Deus, deixando a fé em segundo plano, cabe a nós como discípulos e missionários do Senhor que somos não deixar que isso aconteça e alertar as pessoas a colocarem Deus como prioridade em suas vidas.
São Sebastião não viveu uma fé somente de aparências, somente para dizer que era cristão, mas ele defendeu a fé que acreditava até as últimas consequências. E praticava tudo aquilo que ele acreditava ser verdade e que provinha da fé que professava. Nós hoje somos convidados por Deus a não vivermos uma fé de aparência, ou seja, não somente dizer que é católico, mas colocar a religião em prática. A religião católica é a religião do amor, a maneira de colocarmos a nossa fé em prática é amando e servindo o nosso próximo.
A coragem de São Sebastião ao enfrentar o Imperador Diocleciano nos mostra que ele buscava uma felicidade maior até mesmo que todas as rejeições e perseguições. O seu martírio foi prova da fidelidade ao Senhor e de quanto ele o amava e amava a sua Igreja. Tenhamos nós a mesma fé e coragem de São Sebastião para enfrentar os inimigos que se apresentam a nós em nossos dias e nunca desviemos o olhar daquele que deve ser o centro de tudo: Jesus Cristo.
Por isso rezemos – Oração: Senhor Deus, nosso Pai misericordioso, neste dia da trezena em honra de vosso glorioso mártir São Sebastião, pedimos, por sua intercessão que nos torneis mais generosos e disponíveis para servir a nossos irmãos. Com a vossa graça e ajuda, queremos trabalhar para que vosso Reino de paz e de fraternidade se espalhe por todo o mundo. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
São Sebastião, rogai por nós!