Assembleia da Ação Evangelizadora do Sul 3 aborda Diretrizes Gerais

A fim de trabalhar os desdobramentos da 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Aparecida (SP), de 15 a 24 de abril, bispos, padres, religiosos e leigos das 18 dioceses que compõem as quatro províncias eclesiásticas do regional Sul 3 da CNBB participaram, nos dias 29 e 30 de maio, em São Leopoldo (RS), da 12ª Assembleia Regional da Ação Evangelizadora. O evento ocorreu no Centro de Espiritualidade Cristo Rei e contou com a presença de cerca de cem pessoas.

 Na oportunidade, o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente do regional, dom Jaime Spengler, falou sobre os principais assuntos abordados durante a Assembleia da CNBB, entre eles,  as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o período de 2015 a 2019. “Estamos buscando encontrar algumas linhas de ação a partir das urgências que as DGAE nos propõem, para a nossa realidade gaúcha”, disse dom Jaime.

Durante o encontro, os participantes procuraram adequar as novas Diretrizes aos planos em andamento no regional. Para o bispo da diocese de Cruz Alta, dom Adelar Baruffi, as Diretrizes apontam e orientam o caminho da ação evangelizadora que ocorre nas pequenas comunidades, paróquias e dioceses.

Em grupos, os participantes estudaram o “Direcionamento do Regional Sul 3 diante das urgências das DGAE” e os trabalhos foram apresentados e discutidos em plenário.

Apoio aos trabalhadores

Ainda, durante a Assembleia, foi aprovada a  Mensagem de Apoio aos Trabalhadores e às Trabalhadoras, por meio da qual os bispos expressam “solidariedade à população na defesa da dignidade da pessoa e do trabalho, dentro de um processo democrático e participativo”.  No texto, os bispos dizem que “não é justo os mais vulneráveis pagarem sempre a conta, como evidenciam muitas medidas de ajuste dos Governos Estadual e Federal e as decisões tomadas pelo Congresso Nacional, aprofundando a precarização das condições de trabalho, retirando direitos e ferindo a dignidade das pessoas”.

Os bispos do regional Sul 3 também manifestam apoio ao projeto de lei de iniciativa popular pela reforma política democrática. “Reafirmamos a necessidade de uma Reforma Política que atinja as entranhas do sistema político brasileiro, continuando a recolher apoios ao Projeto de Lei de iniciativa popular por uma Reforma Democrática e Eleições Limpas da Coalizão Nacional, processo que sabemos que passa fundamentalmente pelo fortalecimento do protagonismo popular e da solidariedade, em especial com os mais vulneráveis”, dizem na nota.

Ao final, defendem “o diálogo entre os diversos setores da sociedade e a corresponsabilidade de cada um na construção da justiça e da paz e, em especial, o papel do Estado como garantidor dos direitos de todos e todas”.

Nova Presidência

Antes do início da 12ª Assembleia Regional da Ação Evangelizadora, no dia 28, a nova presidência do regional Sul 3 da CNBB, eleita durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB, reuniu-se, pela primeira vez, com os demais bispos do Rio Grande do Sul.  O regional Sul 3 tem como presidente o arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler; vice-presidente, o bispo de Erexim (RS), dom José Gislon; e secretário, o bispo de Cachoeira do Sul (RS), dom Remídio José Bohn.

Ainda, no dia 28, os bispos encontraram-se com os provinciais e superiores das congregações religiosas. Na ocasião, foi exibido o vídeo referente ao Jubileu de Ouro do regional.

Com informações e foto da Assessoria de Comunicação do regional Sul 3

 

 

Tags: