Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
“Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”. (Mt 10,31)
Celebramos neste domingo o décimo segundo desse tempo comum, chegamos à metade desse mês de junho, um mês especial para a Igreja marcado pelas festas juninas e pelas celebrações de Santo Antônio, dia 13, São João Batista na quarta-feira dia 24, e São Pedro e São Paulo dia 29.
Caminhemos na esperança acompanhando Jesus em sua vida pública anunciando o Reino de Deus. Cada um de nós batizados e batizadas somos chamados a testemunhar Jesus Cristo anunciando o Evangelho aos demais irmãos que encontrarmos. Ao final da missa com a benção final, o sacerdote nos envia para a missão, imbuídos do Espírito Santo para anunciar o reino de Deus.
Como cristãos batizados temos que participar da santa missa todos os domingos, nos reunirmos em comunidade para ouvir a Palavra de Deus e partilhar a Eucaristia. A missa dominical é nossa Páscoa semanal e atualizamos o mistério Pascal de Cristo, ou seja, a sua paixão, morte e ressurreição. Em cada Domingo temos a oportunidade de pedir aquilo necessitamos ao Senhor e agradecer por tudo o que Ele nos concedeu, sobretudo mais uma semana de vida.
O Senhor jamais nos abandona, nos deixou o Espírito Santo como advogado e intercessor nosso para nos proteger e livrar de todos os perigos. O Espírito Santo nos tira o medo e nos ajuda a anunciar o Evangelho, esse mesmo Espírito aumenta a nossa fé e a nossa esperança e nos dá força para seguirmos em frente, mesmo diante das dificuldades. O Espírito Santo nos ajuda a compreender que tudo é no tempo de Deus e não no nosso, e aquilo que pedimos com fé vai se concretizar.
Neste Domingo é o Dia Nacional do Migrante, rezemos por todos aqueles que deixaram a sua terra e tiveram que migrar para outra. Que todas as pessoas sejam respeitadas em sua dignidade de ser humano, sem importar, raça, cor ou credo. A participação na Eucaristia nos leva a partilhar o pão seja com quem for.
A liturgia de hoje como num todo fala da vontade de Deus em salvar a humanidade e que todos os homens “bons” têm a garantia da salvação. No Evangelho de hoje, Jesus diz que não devemos ter medo de homem algum, pois eles podem até matar o corpo, mas não podem matar a alma. E ainda, não devemos negar a Cristo e nem negar a nossa fé diante dos homens, pois senão, Cristo nos negará diante de Deus. Não tenhamos medo de falar da nossa fé e daquilo que acreditamos perante as pessoas.
A primeira leitura desse Domingo é do livro do profeta Jeremias (Jr 20,10-13), Jeremias faz um alerta para denunciar todos aqueles que praticam injustiça e menosprezam o próximo. Jeremias ainda faz um alerta dizendo que não devemos confiar em homem nenhum, mas somente em Deus, pois até mesmo aqueles que achamos que são nossos amigos podem nos fazer mal. Devemos rezar por aqueles que nos perseguem e que queiram nos fazer mal, pois Deus, o justo juiz, está ao nosso lado, e aqueles que querem o nosso mal cairão por terra. Nunca devemos fazer justiça com as próprias mãos, o mal sempre se paga com bem. Deus sempre atenderá a prece do justo e o livrará das mãos dos ímpios e maus.
O salmo responsorial é o 68 (69), que diz em seu refrão: “Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor”. Esse salmo é de apelo, ou seja, o salmista pede que o Senhor o atenda, e o livre das mãos dos inimigos provando o imenso amor que Deus tem por todos aqueles que o amam.
A segunda leitura é da carta de São Paulo aos Romanos (Rm 5,12-15), Paulo diz que o pecado entrou no mundo através de um só homem e a redenção da humanidade aconteceu também por meio de um homem “Jesus Cristo”. Através da morte de Cristo na cruz a humanidade inteira foi salva, Ele se entrega livremente para nos garantir a vida eterna. Ele não fica morto na cruz, mas ressuscita, e do mesmo modo que Ele ressuscitou, nós também ressuscitaremos.
O Evangelho de hoje é de Mateus (10, 26 -33), Jesus nesse Evangelho diz aos discípulos para eles não terem medo de homem algum e nem daqueles que procuram lhes fazer mal, pois Deus está ao lado deles. A Palavra de Deus não pode deixar de ser anunciada, ela deve estar acima de qualquer medo, e o Espírito Santo nos dá coragem para falar de Deus as pessoas.
Jesus vai sempre na contramão daquilo que a sociedade da época pensava, e diz que não devemos pagar o mal com o mal, se alguém nos persegue ou nos deseja o mau, devemos rezar por essa pessoa, porque o mal que ela nos deseja voltará em bem para nós. Jesus sempre pregou o mandamento do amor, devemos amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos.
Jesus ainda diz que não devemos negá-lo diante dos homens, pois senão, Ele nos negará diante de Deus. Uma das formas de não negar Jesus é anunciando o Reino de Deus sem medo e falar do amor de Deus a todas as pessoas e em todos os lugares. Temos que ser profetas nos dias de hoje, denunciando as injustiças e anunciando a justiça que vem de Deus.
Celebremos com alegria esse décimo segundo Domingo do Tempo Comum, tendo a certeza de que Deus sempre atende a prece do justo e daquele que procura trilhar o caminho do amor. Como diz São João: “Deus é amor”, nos ama sem limites e quer que transmitamos esse amor a todas as pessoas. Somente o amor constrói o caminho da paz. Rezemos pela paz no mundo, no país e em nossa cidade.
