Dom Carmo João Rhoden
Bispo Emérito de Taubaté (SP)
30° Domingo do Tempo Comum. 27/10/24. (Mc 10,46-52).
Texto iluminador: quando ouviu dizer que Jesus, o nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus filho de Davi, tem piedade de mim”! Jesus disse: “vai a tua fé te curou”. (Mc 10, 47-52).
1 – Em sua missão evangelizadora, Jesus era seguido pelos discípulos e por muitos curiosos. Não o seguiam, em si, para ouvi-lo e converter-se, mas para ver milagres e possivelmente receber favores. Mais que fiéis, eram curiosos.
2 – Mas de tanto em tanto, havia também, doentes, paralíticos e cegos. Às vezes, os cegos viam melhor que os sem problemas de visão. O cego de Jericó era um e o de Betsaida outro. Este, como nós, levou mais tempo para vencer a cegueira, conseguindo-o aos poucos. O de Jericó, Bartimeu era cego, mas não surdo nem mudo e gritou por socorro. Jesus o atendeu, dizendo: chamai-o. Então os que antes, queriam impedir-lhe o acesso ao Mestre, agora o incentivam dizendo: vai Ele te chama. E ele foi. Jesus, então, lhe disse: “tua fé te curou”.
3 – O cego de Jericó, curado, seguiu a Jesus. Esta cena, se repete, também hoje. São cristãos, que perdendo sua incipiente fé, se afastam e cegos reconquistando-a, pois a graça de Deus novamente os alcançou. Estamos nós entre eles? Ou como Tiago e João, continuamos a discutir, para ver quem seria o maior? Querer ser o maior é fácil e frequente, no entanto, o ser melhor para servir é a necessidade de sempre. Poderia então, Cristo dizer de nós hoje: “tua fé te salvou?” Ele certamente o espera.