As 18 arqui/dioceses do Regional Sul 3 participaram nos dias 13 a 15 de novembro do 40º Encontro Regional de Presbíteros. No total, 84 padres participaram do encontro realizado no CECREI, em São Leopoldo, com o tema Presbíteros: testemunhas da esperança” e lema: “Alegres na esperança, perseverantes na tribulação, constantes na oração” (Rm 12,12).
Fruto do encontro foi a carta publicada pelos presbíteros participantes, que ressalta:
Os presbíteros são homens portadores da alegria pascal, que por isso buscam superar com sabedoria os desafios que a vida presbiteral lhes impõe. O presbítero assume o cuidado de si e dos outros como estilo de vida, a exemplo do Bom Pastor. É necessário compreender urgentemente: antes de nos tornarmos presbíteros, somos pessoas como todas as demais, mas com uma missão sagrada, ungidos. O presbítero, pastor próprio da comunidade paroquial, é o homem da comunhão na Igreja com o Papa Francisco e seus bispos, ministro da unidade e da participação. O presbítero neste contexto é servidor, em qualquer função que exerça na Igreja.
O 40º ERP foi assessorado pelo Pe. Rudinei Lasch e contou com a participação de dom Adimir Mazali, bispo referencial para a Comissão Regional de Presbíteros. Durante estes dias, os participantes refletiram também os quatro pontos contidos no livro preparatório para o Encontro Nacional de Presbíteros, que propõe quatro olhares ao padre: profundamente humano; inteiramente de Deus; plenamente identificado com a Igreja; e totalmente dedicado à missão.
Saiba mais: cnbbsul3.org.br