Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)
Presidente Emérito da Pró-Saúde
Hoje, 1º de janeiro de 2022, é o Dia Mundial da Paz. O Papa Francisco escolheu a passagem do profeta Isaías para nos trazer uma importante reflexão: “Que formosos são sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz” (Is 52, 7)! Ora, quando Jesus escolheu e enviou cada discípulo e missão, pediu com veemência: “Ao entrarem na casa, façam a saudação. Se a casa for digna, desça sobre ela a paz de vocês, se ela não for digna, que a paz volte para vocês.” (Mt 10, 12-14).
Somos os mensageiros da paz. Essa missão não pode ser postergada ou resumida a apenas um dia do ano. Como cristãos, devemos nos lembrar cotidianamente que estamos aqui para servir com alegria e para levar a paz a todas as criaturas que passarem pela nossa vida.
E como alcançamos a paz? Lembra-nos o Santo Padre: “Em cada época, a paz é conjuntamente dádiva do Alto e fruto dum empenho compartilhado. De fato, há uma ‘arquitetura’ da paz, onde intervêm as várias instituições da sociedade, e existe um ‘artesanato’ da paz, que nos envolve pessoalmente a cada um de nós. Todos podem colaborar para construir um mundo mais pacífico partindo do próprio coração e das relações em família, passando pela sociedade e o meio ambiente, até chegar às relações entre os povos e entre os Estados.” (Mensagem do Santo Padre Francisco para a Celebração do 55º Dia Mundial da Paz).
Lembremo-nos da Rainha da Paz, Maria, Santa Mãe de Deus, que a Igreja celebra hoje, também. Com ela, aprendamos a confiar com serenidade nos desígnios de Deus e saibamos guardar e meditar em nossos corações todas as coisas e, desta forma, consigamos transmitir as boas novas a todos ao nosso redor.
Celebrando Maria, Santa Mãe de Deus, a Igreja também quer nos convidar a fixar os olhos na boa notícia que os pastores estão comunicando. E a boa notícia, justamente, é o amor respeitoso e fiel de Deus por nós, aproximando-se da encarnação de seus filho, Jesus.
A vida está começando na gruta de Belém! Anunciemos e exultemos de alegria! Vamos transmitir a boa nova e, assim como nos pede o Papa Francisco, sejamos os artesãos da paz.
Nós que trabalhamos atendendo a saúde dos mais pobres deste país queremos levar cura e paz ao coração de todas as famílias que batem em nossas unidades hospitalares. Somos o rosto samaritano do Deus Menino aspergindo saúde e construindo a paz!
Que Maria, Mãe de Deus e nossa mãe, cubra-nos de saúde e renovada esperança para espalharmos coisas boas em 2022!
Abençoado ano de 2022! Feliz Ano Novo!