57º Dia Mundial das Comunicações Sociais 

Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG) 

 

“Falar com o coração”. “Testemunhando a verdade no amor” (Ef 4, 15)» 

No 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado no dia 21 de maio de 2023, o Papa Francisco escolheu destacar a importância de “falar com o coração”, após termos refletido nos últimos anos sobre os verbos “ir e ver” e “escutar”, como fundamentais para uma boa comunicação. Foi o coração que nos impulsionou a ir, ver e escutar, e é o coração que nos motiva a uma comunicação aberta e acolhedora. 

Após treinarmos a habilidade da escuta, que requer paciência e disposição para esperar e, também, o exercício de renunciar a impor nossos próprios pontos de vista em detrimento dos outros, podemos entrar na dinâmica do diálogo e do compartilhar cordial, que é, na prática, comunicar com o coração. E se ouvirmos o outro com um coração puro, seremos capazes de falar, testemunhando a verdade no amor (cf. Ef 4, 15). Não devemos ter medo de proclamar a verdade, mesmo que às vezes seja desconfortável, mas devemos fazê-lo com amor, com coração. 

De fato, como afirmou o Papa Bento XVI, “o programa do cristão é ‘um coração que vê’”. Esse coração revela, por meio de suas pulsações, nosso verdadeiro ser e, por essa razão, merece ser ouvido. Isso leva o ouvinte a sintonizar-se na mesma frequência, chegando ao ponto de sentir o pulsar do outro em seu próprio coração. Em sua mensagem anual, o Papa Francisco ressalta neste 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais: “Então pode ter lugar o milagre do encontro, que nos faz olhar uns para os outros com compaixão, acolhendo as fragilidades recíprocas com respeito, em vez de julgar a partir dos boatos semeando discórdia e divisões”. 

A comunicação autêntica requer mais do que palavras. Requer a disposição de abrir o coração e permitir que os sentimentos de amor, compaixão e empatia guiem nossas interações, imitindo os gestos de Jesus. Quando nos comunicamos com o coração, estabelecemos conexões genuínas com os outros, transcendendo diferenças e encontrando pontos de união. 

No entanto, essa comunicação com o coração também exige humildade e autenticidade. Devemos estar dispostos a reconhecer nossas próprias limitações e fragilidades, e a acolher as dos outros com respeito e compreensão. Isso nos permite construir pontes, em vez de erguer barreiras, promovendo a unidade e a harmonia. 

Nos deparamos com um mundo em constante mudança, no qual a tecnologia e as redes sociais desempenham um papel fundamental na maneira como nos comunicamos. Nesse contexto, é essencial refletir sobre o poder transformador das comunicações sociais e seu impacto na sociedade. As palavras têm o poder de construir e destruir, de unir e dividir, de inspirar e desencorajar. Portanto, é fundamental que os comunicadores e os usuários das mídias sociais sejam conscientes da importância de suas palavras e do impacto que elas podem ter sobre os outros. 

Como pessoas de fé, devemos lembrar que a comunicação é um dom divino. Através das palavras, podemos transmitir amor, esperança, compaixão e solidariedade. Podemos trazer conforto àqueles que sofrem, encorajar aqueles que estão desanimados e compartilhar a mensagem do amor de Deus com o mundo. No entanto, também devemos estar atentos aos perigos da comunicação irresponsável e prejudicial. O uso inadequado das mídias sociais pode levar ao isolamento, ao bullying virtual, à disseminação de notícias falsas e ao ódio. 

Somos chamados, como cristãos, a comunicar com o coração, seguindo o exemplo de Jesus, que falou com amor e verdade. Ele nos ensinou a importância de acolher o outro, de ouvir atentamente e de falar com compaixão. Portanto, neste dia, vamos renovar nosso compromisso em comunicar com o coração, promovendo a cultura do encontro e testemunhando o amor de Deus ao mundo. Podemos compartilhar a boa nova de Jesus Cristo com pessoas de todas as partes do mundo, rompendo barreiras geográficas e culturais. Podemos ser testemunhas virtuais do amor de Deus, inspirando e encorajando os outros por meio de nossas palavras e ações nas mídias sociais. 

Neste 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, convido a todos a refletir sobre o poder transformador das comunicações sociais. Que possamos usá-las para construir um mundo melhor e mais solidário, sendo comunicadores comprometidos com a verdade, a compaixão e a esperança. Que nossa presença nas mídias sociais e na Igreja seja um testemunho vivo de nossa fé e um convite para que outros encontrem a Deus.  

Que o Espírito Santo nos guie em nossas interações, capacitando-nos a falar com verdade, amor e respeito. 

Saudações em Cristo! 

 

 

Tags:

leia também