A Universidade Estadual de Londrina no Paraná anunciou a aprovação por unanimidade da atribuição do título de Doutor Honoris Causa ao antigo bispo de Pemba, em Moçambique, na África, e atual bispo de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, dom Luiz Fernando Lisboa. O reconhecimento se deve à trajetória missionária do prelado, principalmente pelo seu trabalho em Moçambique.
Em entrevista à emissora católica da Beira, reagindo ao título recebido, dom Luiz afirmou tê-lo aceitado para valorizar o trabalho dos missionários na região. “Não tenho nenhum merecimento pessoal, mas aceitei para valorizar o trabalho dos missionários”, ressaltou.
O antigo bispo de Pemba falou sobre a homenagem, destacando que não tem nenhum merecimento pessoal, mas aceitou pela causa da missão, uma valorização do trabalho de vários missionários, por isso, este título será também uma homenagem aos missionários, especialmente à irmã Maria de Coppi, missionária Comboniana que morreu vítima do terrorismo.
“Essa guerra absurda já deveria ter acabado”
Na avaliação de dom Luiz, trata-se de uma guerra que paralisa o país, e, por ser absurda, disse que já deveria ter acabado. O bispo olha para a homenagem como uma oportunidade para falar de Moçambique, homenagear a todos que morreram em consequência desta guerra.
No final da entrevista, o atual Bispo da diocese de Cachoeiro de Itapemirim, deixou uma mensagem de esperança aos moçambicanos, especialmente ao povo de Cabo Delgado: “é preciso cultivar a esperança, não desanimar, dias melhores virão”.
Dom Luiz Lisboa esteve em Moçambique por quase 20 anos, primeiro como missionário e depois como bispo. No período, acompanhou de perto o agravamento da violência na região, intensificada a partir de 2017, com ataques, deslocamentos forçados e a atuação de grupos armados.

Com informações do VaticanNews
