Cerca de 4 mil fiéis percorreram mais de 7 quilômetros durante a 6ª Caminhada da Solidariedade e da Paz, realizada pela diocese de Picos na manhã deste domingo, 6.
A caminhada acontece desde 2005, como fruto da 4ª Semana Social Brasileira. Esse ano o evento abordou o tema “Economia a serviço da vida”. Ao todo foram vendidos 3.500 kits; o dinheiro arrecadado será revertido para a construção de uma horta comunitária no bairro Pedrinhas.
O evento teve início às 6h com a celebração da santa missa no adro da Igreja São Francisco de Assis, bairro Junco, que fora presidida pelo bispo diocesano, dom Plínio José e concelebrada por vários padres da diocese.
Durante o ofertório houve a doação de alimentos para o Programa Mesa Brasil. Na ação de graças foi a vez das Pastorais Sociais falarem sobre o campo de atuação dentro da diocese.
Após a celebração eucarística, pessoas das mais variadas idades coloriram as ruas de Picos vestidos de branco, verde e amarelo, em caminhada até a catedral Nossa Senhora dos Remédios, no centro da cidade.
O sol e a distância não foram obstáculos para a felicidade e disposição dos caminhantes, que animados por dois trio-elétricos e carros de som, sacudiram bandeiras e cantaram durante todo percurso.
A sexta edição caminhada vem sendo organizada desde janeiro e contou com o apoio de diversas empresas e instituições.
Para a realização com segurança e conforto, houve ainda a colaboração da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Departamento Municipal de Trânsito, 3º BEC e ambulâncias. Para conter o forte calor, foi distribuída água durante todo trajeto, evitando a desidratação dos participantes.
Ao chegar à Praça Justino Luz, os caminhantes participaram do sorteio de diversos brindes e se divertiram ao som do artista Cristiano Estilo Dance.
