Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)
A Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo colunas sustentadoras da comunidade eclesial, celebra neles os fundamentos da nossa fé bem como a sua unidade e missão para seguirmos com fidelidade o caminho de Jesus.
Destacamos também nesta efeméride o ministério petrino, isto é de Pedro primeiro Papa e seus sucessores, atualmente Leão XIV, como Pastor e Guia universal do Povo de Deus.
Como representante ou vigário de Cristo, torna-se a testemunha fiel que garante com sua presença e ensino a salvaguarda e memória da mensagem de Jesus, sua compreensão e defesa, vivendo-a e apresentando-a com toda sua beleza e profundidade. É o primeiro a servi-la com amor, oferecendo-a como caminho de salvação e libertação, convidando a humanidade inteira a beber desta fonte inesgotável. Neste ministério de portador da revelação integral da pessoa do Salvador, estabelece um diálogo fecundo, aberto, claro, cordial e afetuoso com todos os homens e mulheres, com todas as culturas, povos e religiões. Construindo pontes de compreensão e entendimento, escutando e interpretando com sabedoria os sinais dos tempos, os gritos dos pequenos e dos pobres, sendo solidário e irmão de caminhada com os sofrimentos, angústias e buscas da humanidade.
Na mansidão e humildade do próprio Cristo, tecerá com seus gestos, obras e palavras a paz, ajudando a apagar conflitos, desarmar corações, unir os povos, e sempre tratando de congregar a família humana, no perdão, reconciliação, e abraço misericordioso que Jesus nos traz do Pai.
Promoverá certamente o respeito e veneração em todas as situações e cenários, a dignidade humana, e os direitos humanos dela derivados, imprescritíveis e inalienáveis, de precioso valor para gerar uma humanidade, justa e fraterna, e uma convivência harmoniosa com Deus, entre as pessoas, e todas as criaturas.
Expressemos com amor filial e fé viva a nossa gratidão ao Papa, dizendo com Santa Catarina de Siena, que nele contemplamos o doce rosto de Cristo. Deus seja louvado !
