28ª Assembléia Ordinária Eletiva do COMINA

Realizou-se nos dias 12 – 15 de março de 2009, nas dependências das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, a 28ª Assembléia do Conselho Missionário

Nacional (COMINA), cujo tema era: “Desafios da Missão: Iniciação Cristã, Missão Continental e Missão Além-Fronteiras”. Com a participação de 45 membros, entre bispos presidentes dos regionais e seus respectivos coordenadores, representantes das congregações missionárias, femininas e masculinas, Instituto secular, Leigos missionários, Organismos e Institutos missionários. A Assembléia contou, na abertura, com a presença do secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa. Na reunião, foram aprovadas as propostas para serem trabalhadas nos próximos quatro anos tendo como referência Missão Continental, a Missão Além-Fronteiras, a Missão Ad Gentes, o Ano Catequético e Ano Paulino.

 

Por ser uma assembléia eletiva, foram eleitos o secretário executivo do COMINA, Pe. José Altevir da Silva, CSSp, o atual assessor da Dimensão Missionária da CNBB, a tesoureira, Aparecida Severo da Silva, representante dos COMIRES, Robson Luiz Ferreira e como indicação da assembléia para compor a equipe executiva, Suyapa Sauceda, continuando como presidente, Dom Sérgio Castriani.

Como prioridades e perspectivas para o quadriênio, a assembléia destacou: Informação Missionária – Formação – Animação – Cooperação Missionária – Articulação

  1. INFORMAÇÂO: Incentivar a divulgação do Portal Missionário, sua manutenção e atualização, como cadastro; Formar equipe de comunicação (COMINÂO); elaboração de vídeos com diversos temas: Missão Continental com preço acessível; promover uma sensibilização sobre a necessidade do envio de notícias missionárias, banco de dados com blogs/youtube, panfletos; Divulgar mais a organização, objetivos, atividades dos COMIPAs, COMIDIs, COMIREs.
  2. FORMAÇÃO: Impregnar o processo educativo da fé com a dimensão missionária: Crer como Jesus, que veio como missionário; formar para implantação dos conselhos e para trabalho com outros setores de pastorais; proporcionar a partilha do que já existe no âmbito da formação dos COMIDIs, COMIPAs para planejarem novas ações alé das que já existem; elaborar um currículo de formação que sirva de referência em âmbito nacional; levar em consideração os objetivos do “Brasil na Missão Continental” para programar a formação.
  3. ANIMAÇÃO: Agrupar as forças das Dioceses, Paróquias, Regionais. Congressos missionários estaduais ou regionais a cada 2 anos; incentivar Congressos Missionários: Pré-Comla a nível Nacional e Pós-Comla a nível Regional.. Vigília de oração na véspera do Dia Mundial das Missões. O COMINA preparar o material. Incentivar COMIDIs, COMIPAs para reservarem espaço nos informativos das Paróquias e Dioceses. Insistir para que outros eventos nacionais não ocupem o Dia Mundial das Missões.
  4. COOPERAÇÂO: projetos para fora: prioridade para a próxima reunião; projetos Igrejas-Irmãs; projetos locais; pensar no projeto para a América Latina. Além-fronteira, Continental, Nacional e articulação inter-congregacional / interinstituicional.
  5. Divulgar os projetos em todos os âmbitos, comunidades, paróquias, dioceses, CRB, CNBB. Investir mais na comunicação para ajudar na funcionalidade das coisas. Articulação intercongregacional e inter-institucional.
  6. ARTICULAÇÃO: que o COMINA tenha um boletim próprio. A Equipe do COMINA se divida para visitar os regionais. Esteja mais presente nos regionais. Confecção de material para – Intra-net. Usar a iternet para uma área. Incentivar os COMISES. Leigos Missionários para a Missão. Criar um setor dentro de Comunicação.

Pe. José Altevir
Assessor da Comissão Episcopal Pastoral
para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial

Tags:

leia também