O Documento 47 da CNBB, “Educação, Igreja e Sociedade”, foi estudado por agentes de pastorais, catequistas e representantes da educação que se reuniram no dia 8 de março, em Rio Bananal, diocese de Colatina (ES). O encontro marca o início das atividades pastorais para este ano.
O coordenador diocesano da Pastoral da Educação, Anderson Mendes Batista dos Anjos, discutiu com o grupo o Documento 47 e as orientações da Igreja sobre a Pastoral da Educação. A reunião contou com a presença de representantes das secretarias municipais de Educação, superintendências regionais de Educação e alunos de pedagogia.
“De acordo com o documento, a educação é condição básica para o desenvolvimento pessoal e o exercício da cidadania, tornando-se, assim, urgência nacional. A Igreja, que recebeu de Jesus Cristo, Mestre do Amor e da Verdade, a missão de educar, sente o dever de contribuir para a superação dos desafios e a melhoria do sistema educativo de nosso país”, explicou Anderson.
O grupo participou de uma formação sobre o tema “A Campanha da Fraternidade vai à escola”. A proposta é que a Pastoral da Educação leve para as escolas a temática do tráfico humano por meio de processos pedagógicos, dinâmicos e criativos.
Agenda
Foi definida a realização do 9° Encontro Diocesano da Pastoral da Educação, marcado para 16 de agosto, em Itarana, e que abordará a “Educação e Inclusão a Serviço da Vida”, com a presença do professor Miguel Arroyo, doutor em Educação
