No dia 31 de julho foi realizada, em Curitiba (PR), mais uma reunião preparatória para o VII Encontro de Agentes Ecumênicos da região Sul do Brasil: o “Sulão de Ecumenismo”. O evento, que acontecerá de 18 a 20 de outubro, tem como objetivo possibilitar um momento de convivência, reflexão, partilha e integração das iniciativas ecumênicas realizadas nessa região.
O Sulão de Ecumenismo nasceu como uma proposta da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB com a finalidade de fortalecer a participação das lideranças católicas no movimento ecumênico. “Foi realizado pela primeira vez em 2003. Atualmente, conta com a presença de outras igrejas não apenas em sua realização mas também em sua organização e passou a ser conhecido como Mutirão Ecumênico”, explica o assessor da Comissão, padre Elias Wolf.
O tema do VII “Sulão de Ecumenismo” será ‘Juventudes: tolerância e solidariedade num mundo pluralista’ e o lema ‘@s velh@s terão sonhos e @s jovens terão visões’ (Joel 3,1). “Os participantes da reunião definiram a programação dos três dias do evento, que constará de conferências, celebrações, oficinas e momentos culturais. Nosso desejo é de que o momento seja significativo para o intercâmbio das experiências ecumênicas de cada estado da região sul, bem como o encaminhamento de propostas a serem assumidas em conjunto”, conta padre Elias.
A expectativa é de que cerca de 200 participantes, representantes de diferentes igrejas e organizações ecumênicas, participem do Sulão, uma vez que o encontro já se tornou uma tradição no diálogo ecumênico no sul do país. “Há muitos desafios a serem enfrentados para que o testemunho do Evangelho seja colhido pela sociedade. E nenhuma Igreja pode, sozinha, superar esses desafios. Urge o exercício da parceria e da cooperação ecumênica nos projetos de evangelização em todas as Igrejas. O sulão é uma significativa contribuição para isso”, afirma padre Elias.
Para ter mais informações e também para se inscrever como participante do VII Sulão/Mutirão de Ecumenismo, o contato é: mutiraoecumenico@gmail.com
