Terminou neste domingo, 24, a 28ª Assembleia Diocesana de Pastoral da diocese de São Gabriel da Cachoeira (AM). O encontro, que teve início sexta-feira, 22, contou com a participação de 80 delegados das 10 paróquias que integram a diocese. Entre as atividades assumidas no encontro, destacam-se as prioridades do Plano de Pastoral vigente até 2011: inculturação, família e formação.
“A boa nova das culturas indígenas acolhe a Boa Nova de Jesus”. Este foi o tema da Assembleia, que teve como assessor o padre indígena Tuyuca, Justino Sarmento Rezende, SDB.
Em relação à família, uma das atividades assumidas, mereceu destaque o alcoolismo, problema antigo que vem se agravando, destruindo pessoas e lares. Ponto alto foram os testemunhos de pessoas em recuperação nos grupos Alcoólicos Anônimos e na Comunidade do Amor Incondicional. A Diocese dará início a construção de uma obra destinada às vitimas do alcoolismo.
Para levar a diante a formação, foi acolhida a proposta da Inspetoria Salesiana da Amazônia para realizar, em parceria com a diocese, uma Escola de Formação para missionários leigos.
Atendendo a aspiração de 95% da população da diocese constituída de povos indígenas, decidiu-se prosseguir o processo de inculturação da catequese e dos sacramentos. Para contribuir neste processo, teve início nesta segunda-feira, 25, e prossegue até sexta-feira, 29, o curso básico de linguística assessorado pelo padre doutor Ronald Macdonell, do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) do Regional Norte 1 (Norte do Amazonas e Roraima).
No Dia Mundial das Missões, 24, a Assembleia encerrou-se com a Eucaristia na catedral, presidida pelo bispo diocesano de São Gabriel, Dom Edson Damian.
