Realizada primeira sessão do Sínodo dedicado à Família

Com a presença do bispo de Porto Nacional (TO), dom Romualdo Matias Kujawski, sacerdotes, diáconos, religiosas, leigos e leigas; a diocese de Porto Nacional, em preparação para seu centenário, realizou no último final de semana (28 /29 de Junho e 01 de Julho), em Taguatinga (TO), a primeira sessão do Sínodo neste ano dedicado à Família.

Dom Romualdo abriu solenemente o Sínodo, apresentando o seu significado pastoral e a metodologia a ser seguida em todas as sessões. Por fim, convidando os delegados sinodais para a solene profissão de fé.

Padre Edmilson Costa Benício, detalhou a metodologia do sínodo, distribuindo os delegados sinodais nas seguintes comissões de trabalhos pastorais: Comissão Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada; Presidente eleito; Comissão Pastoral para o Laicato e Ministérios Leigos; Comissão Pastoral para a Juventude; Comissão Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial; Comissão Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética; Comissão Pastoral para Animação Litúrgica; Comissão Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz; Comissão Pastoral para a Vida e a Família; Comissão Pastoral para a Comunicação.

O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Wladimir Porreca, apresentou em três palestras ilustrativas as mudanças do perfil da família e as suas causas. Os delegados sinodais enriqueceram as reflexões apresentando a realidade das famílias da diocese a partir do seu ponto de vista, ou seja, a partir da comissão que faziam parte e de um pequeno texto provocativo retirado da Exortação Apostólica Familiaris Consortio de João Paulo II.

A comunidade de Taguatinga e seu pároco, padre Eldinei, organizaram e acolheram os visitantes. Uma grande carreata com a réplica de Nossa Senhora das Mercês, seguida pela Santa Missa, deram visibilidade ao revigoramento pastoral da Diocese de Porto Nacional e o seu empenho na reflexão e busca do novo jeito de ser Igreja que acolhe e ama as famílias.

Na ocasião foram eleitos os membros do provisório Conselho Diocesano de Pastoral: dom Romualdo, bispo Diocesano; monsenhor Juarez, vigário geral e assessor diocesano; padre Edmilson, coordenador de Pastoral; padre Marcos Aurélio Ramalho, Comissão Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada; Leandro Gomes – Evina – Comissão Pastoral para o Laicato e Ministérios Leigos; padre Márcio – Joaquim – padre Jackson – Comissão Pastoral para a Juventude; monsenhor Jones Pedreira – irmã Terezinha – Comissão Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial; diácono Alex Daniel – Terezinha Pimentel – Comissão Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética; padre Osmam e diácono Kelton – Comissão Pastoral para Animação Litúrgica; diácono Adão e diácono Heldeir – Comissão Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, Maxsuel Amorin – padre Iraçon Comissão Pastoral para a Vida e a Família; Irene – Comissão Pastoral para a Comunicação/Sec. Sinodo; padre Vanderlan Cunha – Representante dos Presbitéros; irmã Alice – Representante das Religiosas.

Por fim, o Bispo fez o encerramento desta sessão com a Santa Missão. “No dia em que a Igreja celebra a solenidade do martírio de São Pedro e São Paulo, somos chamados a dar a vida pela Igreja, plantando nas nossas comunidades as sementes que colhemos nesta primeira sessão do sínodo”.

Tags: