No boletim de notícias da Rádio Vaticano desta terça-feira, 3 de julho, foi divulgado o programa oficial da visita de Bento XVI ao Líbano. A viagem será realizada entre 14 e 16 de setembro e será a 24ª Viagem Apostólica internacional do atual pontificado. Com isso, o Papa voltará ao Oriente Médio depois de ter ido à Terra Santa, em 2009.
No mesmo dia, às 18h, o Papa visita a Basílica de São Paulo em Harissa e assina a Exortação Apostólica pós-Sinodal. Nesta ocasião, também, prevê-se um discurso de Bento XVI.
Já no sábado, 15 de setembro, às 8h acontece uma Missa privada. Depois, às 10h, o Papa faz uma visita de cortesia ao Presidente da República do Líbano, em Baabda. Às 10h50 Bento XVI mantém encontro com os chefes das comunidades religiosas muçulmanas e, em seguida, recebe membros do governo, demais chefes religiosos e diplomatas. Para esta ocasião também está programado um discurso do Papa.
Mudando de cidade, em Bzommar, às 13h30, o Papa almoça com os Patriarcas e Bispos do Líbano e com membros do Conselho Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos. Já em Bkerké, por volta das 18h, Bento XVI se encontra com os jovens na praça do Patriarcado Maronita de Bkerké. O Papa fará discurso por essa ocasião.
No domingo, 16 de setembro, último dia de viagem, na capital Beirute, às 10h, acontece a Santa Missa e a entrega da Exortação Apostólica pós-Sinodal para o Oriente Médio ao “Beirut City Center Waterfront”.
Em seguida, às 13h20, o Papa almoça na Nunciatura Apostólica em Harissa e, por volta das 16h50, despede-se seguindo para um Encontro Ecumênico no Patriarcado Siro-católico de Charfet. No fechamento da Viagem Apostólica, às 18h30, de volta ao Aeroporto Internacional de Rafiq Hariri o Papa faz seu último discurso antes de embarcar de volta para Roma.
