CNLB divulga nota em que acolhe notícia da renúncia do papa

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) divulgou nota no último dia 15 de fevereiro, a respeito do anúncio de que o papa Bento XVI vai renunciar ao cargo no próximo dia 28. A seguir, reproduzimos o texto na íntegra:

NOTA DO CNLB SOBRE A RENÚNCIA DO PAPA

                                                                                 “O Papa: Sempre Pedro na Igreja!”

Na manhã do dia 11/02/13, o mundo todo se surpreendeu, inclusive nós cristãos católicos, com a notícia de que o Papa havia anunciado que vai renunciar. A surpresa, mais pela originalidade do que pelo mérito, pois há quase 600 anos que isto não acontecia e muitos nem sabiam que era possível o Papa renunciar.

Nós, cristãos Leigos e Leigas do Brasil, organizados no CNLB – Conselho Nacional do Laicato do Brasil, acolhemos filialmente esta decisão, compreendendo os motivos que alega.

Neste “Ano da Fé”, celebrando já os 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II, esta atitude corajosa e profética vem reforçar a eclesiologia do “Corpo Místico”, que tem Cristo como Cabeça, e que está presente e atuante na História como Igreja : Povo de Deus.

Com os desafios do início deste novo milênio, num mundo em transformação, numa mudança de época, é preciso avaliar as próprias condições e ter coragem para tomar decisões. Quem dera que em todos os âmbitos das Igrejas e das Nações, onde for o caso, este exemplo fosse seguido!

Agradecemos a Deus por este cristão bispo de Roma, nosso amado Papa Bento XVI, por seu rico ensinamento, seu zelo apostólico, sua coragem profética. Pedimos, com o Profeta Jeremias, que o Senhor nos conceda “um Pastor segundo o seu Coração”, que nos ajude a avançar nas pegadas do Concílio Ecumênico Vaticano II, que construa a Unidade e a Comunhão.

O Papa será sempre “Pedro na Igreja”, o Pastor que “ama a Cristo e confirma seus irmãos” (Jo 21, 15-17).

Entre angústias e esperanças, vamos caminhando, pois “o Senhor Ressuscitou verdadeiramente!”. Como nos ensina São Paulo, “Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus”. ( Rm 8, 28 ).

Brasília, 15 de fevereiro de 2013.

Laudelino Augusto dos Santos Azevedo
Presidente do CNLB

Tags: