Pastoral Universitária – Encontro nacional debate ética e estética

Mais de 80 agentes e coordenadores de pastoral universitária se reúnem no início desta semana em Brasília para o 6º Encontro Nacional da Pastoral da Universidade

(PDU). Do dia 10 a 12 de maio, os pastoralistas permanecem reunidos para discutir as Dimensões éticas e estéticas da ação pastoral no meio universitário. O tema foi escolhido no último encontro (2007), em Campinas-SP e, segundo o coordenador, professor Itacir Piasson, a proposta do evento é estudar e estabelecer linhas comuns de ação para que cada universidade e cada uma das quatro regionais do país possam se organizar conforme a realidade local.

Para o professor Piasson, a Pastoral da Universidade deve se preocupar em fazer valer as reflexões do encontro em três ambientes: na própria Instituição de Ensino Superior (IES), na Igreja e na Sociedade. No final do encontro, os participantes deverão ter idéias de como “a sociedade pode perceber o valor da universidade a partir do trabalho feito pela pastoral”, ressaltou o coordenador. Para Piasson, os professores das IES têm papel fundamental, pois eles ajudam a pensar cientificamente e expressam os valores da universidade, por isso, a necessidade dos pastoralistas agirem junto a esses profissionais.

O evento está acontecendo na Chácara Manacá, próximo a Samambaia, em Brasília e é promovido pela ANEC – Associação Nacional de Educação Católica do Brasil. A Universidade Católica de Brasília (UCB) está sediando o evento. A cada dois anos o evento é realizado em um local diferente. A estrutura de pessoal conta com a colaboração de quatro coordenadores regionais.

Na cerimônia de abertura, ocorrido na noite de domingo (10/05), pe. José Romualdo Degasperi, reitor da UCB, acolheu os participantes e fez uma reflexão sobre o que significa uma Universidade em Pastoral. Segundo ele, as IES católicas têm um mandato universal que está baseado no Evangelho quando relata: “ide por tudo o mundo e ensinai!” Por isso, continua o reitor, a resposta a esse mandado é feita por meio das ações pastorais que devem perpassar todas as atividades da Universidade ou das IES. “Somente uma universidade em pastoral pode dar conta do dever pastoral de uma universidade católica”, concluiu.

O secretário executivo da ANEC, prof. Dilnei Lorenzi, acolheu e saudou a todos em nome do presidente da entidade, José Marinoni, e enfatizou as palavras do anfitrião salientando a necessidade das IES sinalizarem sua identidade por meio de uma pastoral comprometida com o conhecimento. Em seguida, a irmã Maria Eugênia Illoeis, representante da CNBB, do setor Universidades, propôs aos participantes realizar uma caminhada conjunta com a CNBB, promovendo integração e ampliando espaços de ação, inclusive dando oportunidade a outras religiões. “Desejo que as IES façam uma pastoral que contemple os jovens e que eles também possam trazer suas reflexões”, enfatizou Maria Eugênia.

O coordenador do 6° encontro da PDU, professor Itacir Piasson, fez uma retrospectiva dos trabalhos e lembrou que o evento não pode ser uma atividade estanque, mas um processo de continuidade que teve um início e terá uma continuidade. “O PDU é um processo e não um momento estanque” lembrou o coordenador.

A abertura do encontro contou também com a presença do arcebispo metropolitano de Brasília, Dom João Brás de Aviz. Ao dirigir-se aos participantes, expressou sua preocupação com a ação das universidades católicas e o desejo de que a atividade da pastoral da IES seja algo que entra no coração da identidade da Universidade. Ao encerrar a abertura, convidou todos para uma prece em que pedia a Deus que iluminasse o encontro.

O 6º Encontro Nacional da Pastoral da Universidade (PDU) segue até terça-feira ao meio dia. Outras informações ou contatos podem ser obtidos no site da pastoral da UCB. www.pcr.ucb.br

Fonte: Universidade Católica de Brasília – UCB
Texto e fotos: Joadir Foresti / Diretoria de Comunicação e Marketing da UCB

Confira os documentos do 6º Encontro Nacional da Pastoral da Universidade

Pastoral: Ética e Estética do Anúncio da Boa Nova – Antônio Neres e Daiane Princepe

A Pastoralidade nos Documentos da Igreja – um breve esboço – William C. e Aurélio Rodrigues

Universidade em Pastoral: uma pronúncia – Adriano José Hertzog Vieira

Proximidade: A Ética Estética que Evangeliza a Universidade

Lista de Pastoralistas PdU

Tags: