Educadores católicos participam de palestra promovida pela arquidiocese de Juiz de Fora

Cerca de 300 educadores católicos participaram de um encontro promovido pela arquidiocese de Juiz de Fora (MG), no último sábado, dia 19. Antes, eles participaram de uma missa, presidida pelo arcebispo e integrante da Congregação para Educação Católica da Santa Sé, dom Gil Antônio Moreira. No encontro houve uma palestra sobre a auto-estima do educador católico.

Durante a missa, dom Gil Moreira explicou aos professores o significado de cada momento e de cada símbolo da celebração. “Imbuídos da sabedoria que vem de Deus, é importante que os professores eduquem integralmente o aluno”, destacou.

A palestrante e professora do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Maria Inês de Castro, falou sobre a auto-estima do professor. Para a pesquisadora, “o educador católico tem que estar ciente de que seu papel é muito importante, pois ele deve formar pessoas para a vida, sobretudo, através do exemplo e do testemunho”, disse.

Para uma das participantes e diretora administrativa do Colégio Nossa Senhora do Carmo, irmã Marina Magalhães, o papel do mestre católico é formar os alunos para construir um mundo melhor, tendo como base os valores do Evangelho.

Entre os participantes, a troca de experiências foi destacada como um dos fatores positivos. “É fundamental parar um momento para ter esse encontro com Deus. Além disso, é uma ótima oportunidade de entrosamento”, concluiu Alessandra Eiterer, professora há 17 anos no Colégio Santa Catarina.

Os professores participantes são de seis colégios católicos da cidade. O encontro foi promovido pela Pastoral da Educação Católica da arquidiocese de Juiz de Fora.

Tags: