O evento foi aberto no dia 22, no auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Itabuna (BA), e teve como destaque a reflexão do secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa.
Dom Dimas que falou sobre “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus e a Missão da Igreja no mundo”. Baseando-se no documento de Aparecida e na última Assembleia da CNBB, tendo como eixo a centralidade da Palavra de Deus. O secretário geral destacou a importância da Bíblia na mão do Povo, em dar condições para as pessoas compreender a Palavra, estudo, reflexões. Salientou que a bíblia é a Palavra de Deus e está em contato com ela, a pessoa entra em contato com o próprio Jesus.
A mesa de abertura foi composta pelo bispo diocesano de Itabuna, dom Ceslau Stanula, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Itabuna, Andirlei Nascimento, representando o Ministério Público Estadual, Clodoaldo Anunciação, pela Defensoria Pública Estadual, George Araújo, o diretor da Faculdade de Tecnologia e Ciência, Cristiano Lobo, o tenente Bacelar representando a Polícia Rodoviária Estadual, o pró-reitor de extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz, Raimundo Bomfim.
No dia 23, em todas as paróquias do Vicariato Centro (cidade de Itabuna) realizaram atividades, todas voltadas para o tema central da semana “Cidadania, Missão do Cristo”. As Pastorais Sociais junto com alguns Movimentos Sociais deram inicio a Campanha do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra, que vai se estender até o dia 7 de setembro, no Grito dos Excluídos.
Dom Ceslau Stanula, destacou que a missão do Cristão é a construção da cidadania, muito bem expressa no Evangelho de João, quando Jesus, afirma que “Ele veio para que todos tenham vida e a tenham em Abundância”. Frisou bastante que a cidadania é uma construção coletiva, e não apenas de alguns, mas de todos os cidadãos de bem.
