Te Deum marca início das comemorações da Independência da Bahia

O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, conduziu a celebração do Te Deum, hino cristão de louvor usado em eventos solene de ação de graças, que marcou o início das celebrações da Independência da Bahia nesta quarta-feira, 1º. A celebração teve início às 9h, na Igreja São Pedro dos Clérigos, no Pelourinho, e contou com a presença de autoridades civis e militares.

 Em 2 de julho de 1823, a Bahia declarou sua Independência de Portugal. Na Bahia, a luta pela Independência veio antes da brasileira e só se concretizou quase um ano depois do 7 de setembro de 1822, após batalhas garantirem a emancipação.

Durante a homilia, dom Murilo chamou a atenção para a importância histórica da data, afirmando que os baianos devem ressaltar, cada vez mais, o valor da Independência da Bahia na história do Brasil. “Essas lembranças nos colocam diante de pessoas que se sacrificaram, que foram capazes de acreditar em um ideal. Com o Te Deum queremos dizer ao Senhor: colocamos em Vossas mãos cada uma dessas pessoas. A Bahia participou decisivamente para a unidade do nosso país. Aqui foi palco da independência. Aqui se mobilizou o maior contingente na época”, afirmou.

Segundo o arcebispo, “a luta deve ser motivo de orgulho para os baianos e para quem faz desta terra sua casa”. Ele também falou sobre os desafios atuais enfrentados pela população baiana, como a luta por saúde, educação, emprego e, principalmente, segurança.

Após a homilia, houve exposição do sacrário e, em seguida, deu-se início ao hino do Te Deum, em latim. “Este hino reconhece que nos cabe louvarmos ao Senhor pela Sua presença em nossa vida, em nosso Brasil”, encerrou dom Murilo.

Com informações da Pascom Salvador

Tags: