Teve início na noite do dia 4, o 2º Retiro Diocesano das Santas Missões Populares. Missionários vindos das diversas paróquias da diocese de Oeiras (PI) estiveram reunidos no Centro de Formação ECC, neste evento promovido pela diocese. O Retiro faz parte da pedagogia das Santas Missões Populares (SMPs) que compreende três retiros diocesanos e três paroquiais. Desde o primeiro retiro, acontecido no ano passado, todas as paróquias da diocese realizaram os seus primeiros retiros paroquiais, promovendo formação e motivando as comunidades para a missão.
Segundo o padre Kleyton Vieira, coordenador diocesano das SMPs, é preciso que cada participante faça um encontro pessoal com Cristo, na vivência da fé e no compromisso com a evangelização. “Os missionários estão animados, participando ativamente das discussões propostas no retiro, que além da formação é um convite a oração e a vida comunitária”.
Na manhã do dia 5, os missionários fizeram uma caminhada orante na periferia da cidade, refletindo o grande significado da missão. Em seguida no Centro de Formação ECC sob a orientação de Fátima Bertoli, coordenadora de formação das SMPs, os leigos fizeram um aprofundamento da importância da fidelidade e compromisso missionário assumido, a partir do texto bíblico de Lucas.
Cerca de 180 pessoas, incluindo o bispo, dom Juarez de Sousa, padres, religiosas, seminaristas e leigos missionários comprometidos com a missão tomaram parte do retiro. O Retiro se estendeu até o domingo dia 6 ao meio dia.
