Arquidiocese de Teresina discute Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora em Assembleia

A arquidiocese de Teresina (PI) promoveu, nos dias 18 e 19 de novembro, a 12ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Com o tema “Diretrizes Gerais da Evangelização da Igreja no Brasil”, o encontro aconteceu no auditório do Centro Pastoral Paulo VI e teve como assessor o subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, padre Francisco de Assis Wloch.

O objetivo da assembleia foi fazer um estudo aprofundando das Diretrizes Gerais para os próximos quatro anos (2011-2015). Estas Diretrizes foram definidas durante a 49ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em Aparecida, em maio deste ano, e indicam as linhas por onde o trabalho evangelizador da Igreja deverá ser orientado e expressam a vontade comum e a responsabilidade compartilhada dos bispos pelos rumos da Igreja no Brasil.

De acordo com o padre Francisco, as Diretrizes indicam as direções para que a Igreja seja testemunha da caridade e da esperança e, a exemplo de Jesus, se coloque a serviço da vida plena para todos. “Volto para Brasília mais contente do que vim de lá, pois os leigos, os agentes de pastorais e párocos participaram de uma forma muito envolvente, com alegria e a arquidiocese de Teresina é uma Igreja vibrante que têm sonhos, desejos e que está sempre entusiasmada para falar da palavra de Deus evangelizando”.

Para Sara Pereira, da Paróquia de São Raimundo Nonato, a Assembleia foi um momento de compartilhar os conceitos, os caminhos da evangelização. “Nós levaremos todo o apanhado que aprendemos aqui na Assembleia disseminando o objetivo da DGAE para diversos grupos da Igreja”, disse.

A Assembleia reuniu mais de 200 pessoas e contou com a presença do administrador diocesano, padre Tony Batista; do arcebispo emérito de Teresina, dom Celso José Pinto; do padre Deodato Felipe; seminaristas, representantes das paróquias, de pastorais, de movimentos e organismos eclesiais da arquidiocese de Teresina.

Tags: