Pastoral Afro ministra oficina no 2º Congresso Missionário do Regional Oeste 1

Durante o 2º Congresso Missionário do Regional Oeste 1 (Mato Grosso do Sul), que aconteceu entre os dias 23 e 26, em Dourados (MS), o assessor da Pastoral Afrobrasileira, padre Antônio Ari dos Reis, assessorou uma das oficinas, cujo tema era “Missão e cultura afrobrasileira”.

De acordo com o assessor, os participantes da oficina foram convidados a refletir sobre o sentido da missão na medida em que ela é a identidade da Igreja. “O grupo discutiu o melhor caminho da missão junto aos afrobrasileiros, passo que desafia conhecer a história dos negros no Brasil e no Estado do Mato Grosso do Sul”, disse padre Ari.

O assessor comenta ainda que os participantes da oficina refletiram sobre algumas passagens bíblicas, como a história de Lázaro, um pobre que vivia à porta do rico esperando as sobras da mesa (Lc 16, 19–31) e do cego Bartimeu, que ficava a beira do caminho esperando esmolas para viver (Mc 10, 46-52). Padre Ari disse que os negros são convidados a sair da condição de Lázaro para viver e assumir a condição de protagonista na sociedade e na Igreja.

“Não é possível ficar esperando pelas sobras da sociedade, faz-se necessário ir à luta, buscar a inclusão e participar do ‘banquete’”, frisou. Ele afirmou que os negros devem ser como Bartimeu. “Bartimeu não se acomdou à situação e gritou pedindo a inclusão. Com esta atitude deixou a condição de marginalizado para viver como discípulo. O texto afirma que, depois de curado, seguiu Jesus”, completou.

Documento de Aparecida

O Documento de Aparecida convida os afroamericanos a aprofundarem a sua missão enquanto protagonistas da vida social e eclesial (DAp 75 e 94). Sugere o resgate e reconhecimento dos valores culturais e a dignidade das populações afrodescendentes. O referencial de Aparecida é um grande alento e, ao mesmo tempo, um compromisso sério dos afros com a missão da Igreja.

Após a reflexão, o grupo elencou as sete características do agente missionário e em seguida definiu os treze desafios da pastoral afrobrasileira no estado do Mato Grosso do Sul.

Confira o texto que relata o processo e a metodologia da oficina missão e cultura afrobrasileira. Clique aqui

2CongressoMissionarioOeste1

Tags: