Regionais Oeste 1 e 2 e Centro-Oeste da CNBB participam do 8º Curso Interregional de Missiologia

Nesta semana, de 14 a 17, realiza-se na diocese de Uruaçu (GO), o 8º Curso Interregional de Missiologia dos Regionais da CNBB: Centro-Oeste (Goiás, Tocantins, Distrito Federal); Oeste 1 (Mato Grosso do Sul) e Oeste 2 (Mato Grosso). Cada ano um Regional torna-se anfitrião. Em 2010 foi o Oeste 1; agora é o Centro-Oeste e em 2012 será a vez do Oeste 2.

A experiência começou em 2004, tendo como data referencial a semana que antecede o 3º domingo de julho. É fruto do consenso dos coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (COMIREs). Neste ano o curso acontece na diocese de Uruaçu, norte de Goiás. Cerca de 100 pessoas participarão, tendo como média entre aproximadamente 35 de cada Regional. “Os assessores sempre são especialistas na área da evangelização, da ação missionária da Igreja, em decorrência do mandato universal de Cristo Jesus”, explicou o coordenador do Comire do Regional Oeste 1, padre Ubajara Paz de Figueiredo.

O ponto alto da formação será o estudo da Dimensão Missionária focada nas “Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil” (DGAE), aprovadas no dia 4 de maio, durante a 49ª. Assembleia Geral da CNBB. Um dos assessores será o arcebispo de Palmas (TO), dom Pedro Brito Guimarães, que enfocará a formação de discípulos missionários da Igreja que efetivamente deve colocar-se e manter-se em estado permanente de Missão dentro e além de suas fronteiras.

“Esses cursos interregionais de formação missiológica (conteúdos) e missionária (pedagogia e metodologia da ação) querem ser uma forma de a Igreja no Brasil Central estar de ‘mangas arregaçadas’ em vista do permanente objetivo e desafio da Missão da Igreja no Mundo”, finalizou o padre Ubajara Figueiredo.

Tags: