A Catedral da Sé acolheu, no domingo (27), às 11h, a celebração de ação de graças pelos 50 anos da Adveniat – ação da Igreja Católica da Alemanha que financia projetos de cunho pastoral e social na América Latina. A missa foi presidida pelo arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, e concelebrada pelo presidente da Conferência Episcopal da Alemanha, dom Robert Zollitsch, o presidente da Adveniat, dom Franz-Josef Overbeck, o bispo auxiliar da Colônia, também na Alemanha, dom Manfred Melzer.
Estiveram presentes também outros bispos, com destaque para prelados de países da América Latina, que participaram de um Congresso pastoral-teológico, promovido pela Adveniat e pelo Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), em Aparecida (SP), entre os dias 24 e 26.Também participaram da celebração a vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antonio, e inúmeros fiéis e representantes de comunidades e organismos eclesiais que recebem ajuda da Adveniat.Na homilia, dom Odilo ressaltou o início do Advento, tempo de preparação para o Natal e de espera “para a vinda definitiva do Senhor”. “Enquanto esperamos, somos chamados a participar de sua missão anunciando ao mundo que por meio dele [Jesus] o Reino de Deus já está entre nós”, disse.
Ao falar sobre o jubileu de ouro da Adveniat, o cardeal salientou que o fruto da dos católicos alemães reverteu, sobretudo, em benefício da América Latina, para apoiar e incentivar a Igreja neste continente, onde hoje vivem mais da metade dos católicos do mundo. “A ação de 50 anos do Adveniat significa muito para nós da América Latina. Só Deus Sabe o quanto o recebemos e o quanto temos a agradecer à Igreja e ao povo católico na Alemanha, por essa ajuda tão oportuna”, afirmou o purpurado. O cardeal também lembrou que, inspirada na arrecadação feita pelos católicos alemães, a Igreja no Brasil realiza a Campanha para Evangelização, cuja arrecadação acontece no terceiro domingo do Advento, neste ano, no dia 11 de dezembro. Durante a apresentação das oferendas, representantes de diversos países da América Latina, portando suas respectivas bandeiras, aproximaram-se do altar, simbolizando a gratidão desses povos à ajuda da Adveniat.
Após a comunhão, o diretor da Adveniat, monsenhor Bernardo Klaschkam, manifestou a alegria da entidade pela celebração do cinquentenário. Ele recordou que, depois um processo de crescimento econômico, a Alemanha começou, no final dos anos de 1950, a criar diversas organizações de apoio a povos em situações de necessidade. A ação Adveniat foi fundada em 1961 com o objetivo específico de prestar auxilio pastoral às Igrejas locais na América Latina e no Caribe. “Pastoral significa atuação da Igreja no mundo, fiel ao Evangelho e à renovação eclesiástica promovida pelo Concílio Vaticano 2º”, explicou.
“Neste ano do jubileu de ouro da Adveniat, ficamos felizes em poder contar com a preciosa colaboração da Igreja no Brasil em vários momentos importantes”, afirmou o padre, agradecendo a acolhida da Arquidiocese de São Paulo para a realização das comemorações do cinquentenário. No período da tarde a comitiva da Adveniat, acompanhada de dom Odilo, visita a Casa de Oração do Povo da Rua, no centro da capital, cujos projetos também receberam ajuda ação da Igreja alemã.
Missa na favela
A comemoração dos 50 anos da Adveniat também foi marcada por uma missa campal na favela Futuro Melhor, no Jardim Peri Alto, zona norte de São Paulo, logo no início da manhã deste domingo. A celebração, também presidida por dom Odilo e concelebrada pelos bispos alemães, foi transmitida ao vivo para a Alemanha, pela TV estatal alemã “ZDF” e para o Brasil pela “Rede Vida”. Logo no início da celebração, dom Robert Zollitsch acendeu a primeira vela da coroa do Advento, símbolo que surgiu na Alemanha e hoje também faz parte das celebrações da Igreja na América Latina.
Na homilia, feita em alemão, ao falar sobre o jubileu de ouro da Adveniat, o cardeal salientou que o fruto da dos católicos alemães reverteu, sobretudo, em benefício da América Latina, para apoiar e incentivar a Igreja neste continente, onde hoje vivem mais da metade dos católicos do mundo. O arcebispo também recordou que com os projetos subsidiados pela Adveniat, milhares de sacerdotes puderam receber mais formação e hoje estão a frente das comunidades. “Eu mesmo gostaria de agradecer à bolsa de estudos da Adveniat, graças a qual foi possível realizar meus estudos de especialização em filosofia e teologia em Roma”, relatou dom Odilo.
“Milhares de igrejas, capelas e centros de pastoral foram edificados. Paróquias receberam o suporte para uma melhor estruturação, especialmente em áreas mais pobres. Inúmeros projetos sociais foram apoiados para aliviar a pobreza e exclusão social das populações locais. Inúmeros missionários puderam contar com a ajuda indispensável para a realização de seus trabalhos em regiões marcadas por enormes dificuldades”, explicou o cardeal.
“Nós, da America Latina temos muito a agradecer, especialmente pelo exemplo de generosa partilha, de forma organizada e perseverante com que promoveram a campanha Adveniat ano após ano. Esse exemplo nos estimula a fazermos a nossa parte com responsabilidade e promover evangelização. E dar o testemunho do Evangelho na sociedade”. Na comemoração dos 50 anos da Adveniat, nós da América Latina queremos dizer, com toda a gratidão do nosso coração: Deus lhe pague. ‘Adveniat Regnum tuum!’ (venha nós o teu Reino)”, concluiu dom Odilo. O presidente da Adveniat afirmou que é a primeira vez que a ação celebra missa em um local ajudado pela obra. Ele agradeceu pela acolhida do povo e da Igreja local. “50 anos de Adveniat são 50 anos de parceria da Igreja da Alemanha com a Igreja na América Latina e no Caribe. São 50 anos de amizade, de aprendizagem que compartilhamos. Não há ninguém que seja tão rico que não tenha nada a receber e ninguém é tão pobre que não pode contribuir”, afirmou.
O bispo também agradeceu a todos os doadores, vivos e mortos, que contribuíram com ação e afirmou que deseja que a campanha deste ano também possa arrecadar muito para continuar sua ajuda à América Latina. Nesses 50 anos, a ação Adveniat já apoiou mais de 200 mil projetos com mais de 2,3 milhões de euros arrecadados. Só em São Paulo há em torno de 20 projetos em processo de análise, sem contar os muitos outros já aprovados ou realizados.
A Adveniat é uma organização da Igreja alemã que conta com enorme participação de leigos, que na Alemanha são, por tradição, muito solidários e partícipes com a Alemanha. Antes da celebração, Dom Odillo havia declarado: “a Igreja católica alemã é o povo, os católicos que são chamados em causa e que, tendo a compreensão com as necessidades dos países mais pobres dos lugares onde a Igreja é mais necessitada, se solidarizam. O povo, generoso, faz a sua doação na época do Natal e com estas doações se faz o fundo da Adveniat, que é a organização que gerencia, que administra este fundo; recebe os pedidos de ajuda, analisa, examina tudo e concede ajuda, orienta e assim por diante. Em seguida, acompanha a administração desta ajuda, a prestação de contas, e assim por diante. Então é uma organização da Igreja, mas envolve todo o povo católico da Alemanha e nós recebemos enormes benefícios disso”.
