Acontece nesta sexta-feira, 15, em Porto Alegre (RS), o Encontro Estadual das Seccionais do Conselho de Ensino Religioso do estado do Rio Grande do Sul (Coner/RS). O encontro tem por objetivo planejar as atividades para 2011, articulando ações em todo o estado, a fim de contribuir na formação dos professores e no fortalecimento do Ensino Religioso.
Na parte da manhã, o presidente do Coner, professor Henry Luiz Fuchs, falou sobre a atual conjuntura vivenciada pelo conselho e esclareceu as suas principais competências diante da realidade do Ensino Religioso nas escolas. Além disso, aproveitando a presença dos deputados estaduais Miki Breier e Marisa Formolo e do vice-governador eleito do Rio Grande do Sul, Beto Grill, Henry destacou as principais demandas necessárias para a caminhada do Coner e do Ensino Religioso no estado.
Destacou a necessidade de investir na capacitação de professores de Ensino Religioso em grau de licenciatura, inclusive valorizando os profissionais por intermédio de concurso público. Henry também solicitou a Beto Grill que o Coner seja escutado e possa participar das definições tomadas pela Secretaria Estadual de Educação.
O vice-governador eleito, fez questão de enfatizar a importância de estabelecer o diálogo entre o governo e o conselho, a fim de possibilitar a construção de acordos que beneficiem a todos. Além disso, destacou que o Ensino Religioso é uma das principais maneiras de transmitir valores. “E, por que não dizer, um modo de encarar a vida, sobretudo quando há respeito ao diferente”, declarou.
O encontro termina às 15h40, com painel abordando o tema “O recurso da linguagem simbólica no Ensino Religioso”, com a presença da professora Gladis Pedersen de Oliveira.
Mais informações pelo e-mail: vtrech@gmail.com.
