Um grupo de 80 padres das 18 dioceses gaúchas participa desde segunda-feira, 8, em São Leopoldo, do Encontro Regional de Presbíteros do Rio Grande do Sul. Os religiosos discutem sobre a pastoral urbana com assessoria do teólogo, padre Joel Portela, do Rio de Janeiro.
O teólogo chamou a atenção sobre a missão do padre na cidade e salientou que o mundo urbano é maior do que a cidade. Segundo Portela, é necessário perceber os níveis de urbanização que caracterizam cada ambiente. “Diante da mobilidade que caracteriza o urbano, qual linguagem deve estar presente em nossa pastoral?”, indagou o teólogo.
O presidente do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul), dom José Mário Stroeher, saudou os padres que participam do encontro e o bispo de Novo Hamburgo, dom Zeno Hastenteufel, presidiu a missa no primeiro dia do encontro. Participa do encontro também o bispo de Montenegro, dom Paulo de Conto, que é o bispo referencial para os presbíteros do Regional Sul 3.
No encontro, os padres elegerão a nova equipe regional de coordenação, que sucederá aos atuais coordenadores padre Agostinho Dors, da diocese de Erexim; padre Mário Angonese, da diocese de Santa Maria; e padre Cesar Leandro Padilha, da arquidiocese de Porto Alegre.
