Foi realizada na noite desta segunda-feira, 10 de junho, a missa de despedida e ação de graças pelo ministério de dom Liro Vendelino Meurer, bispo auxiliar da arquidiocese de Passo Fundo (RS). O bispo foi recentemente nomeado pelo Papa Francisco como bispo diocesano de Santo Ângelo, onde tomará posse no próximo domingo, dia 16.
A missa de despedida ocorreu na Catedral Metropolitana, com a presença de dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo de Passo Fundo, dom Urbano Allgayer, bispo emérito; dom Pedro Ercílio Simon, arcebispo emérito; e dezenas de padres.
O carinho e a homenagem pela dedicação e empenho de Dom Liro durante os quatro anos e dois meses em que trabalhou em Passo Fundo foram demonstrados em uma Catedral repleta de fiéis. Conhecido pela simpatia, alegria e disposição, o bispo deixa suas marcas nas 54 paróquias e 47 municípios que integram a Arquidiocese.
Durante sua homilia, dom Liro destacou: “Todo o começo tem uma série de expectativas, foi assim em Passo Fundo e é assim em relação a Santo Ângelo”. O bispo relatou que, com o passar do tempo, foi conhecendo e se familiarizando com a Arquidiocese. “Senti-me em casa em todos os lugares”, afirmou. Segundo ele, as visitas missionárias nas paróquias e comunidades foram essenciais para seu crescimento como bispo. “As visitas e o trabalho com dom Urbano, dom Ercílio e, mais recentemente, com dom Altieri foram essenciais para minha caminhada como bispo. Além do trabalho com os padres e todo o povo de Deus”, declarou. Dom Liro concluiu desejando que o 16º Plano de Pastoral – que planeja os trabalhos para o triênio 2013-2015 – seja concretizado em toda a Arquidiocese, provocando os envolvidos para o chamado missionário.
Dom Altieri agradeceu ao trabalho realizado pelo bispo auxiliar, realçou de forma especial sua disciplina, frisando que “sem disciplina não há santidade”. Já o coordenador de pastoral, padre Ladir Casagrande, representando os padres e a comunidade da Arquidiocese, salientou a simplicidade e a alegria do bispo auxiliar em todos os momentos, constatando: “Dom Liro honrou a cada dia seu lema episcopal: Servir com alegria”.
A posse de dom Liro Vendelino Meurer como bispo diocesano de Santo Ângelo ocorrerá no próximo domingo, às 17 horas. Dom Liro sucederá dom José Clemente Weber, de 76 anos, que teve sua renúncia aceita pelo Papa Francisco por motivo de idade.
