Capacitação de missionários da equipe de coordenadores do Regional Sul 3

Os coordenadores dos setores, serviços e pastorais do Regional Sul 3 da CNBB participaram na última terça-feira, 17 de setembro, da reunião da Ecores (Equipe de Coordenadores Regionais de Setores). Sob o comando de padre Sereno Boesing, do Apostolado da Oração, e assessoria de Harlei Antonio Noro, da da Pastoral da Educação, a ocasião foi pautada por dois sentidos que devem nortear a comunidade eclesial gaúcha no planejamento da ação missionária.

“Não precisamos de integrantes plenamente capacitados, mas de integrantes minimamente capacitados e com muito comprometimento para essa missão”, destacou irmão Edgard Hengemüle, presidente estadual da Conferência dos Religiosos do Brasil.

A necessidade de dar todo o suporte para a capacitação do discípulo missionário foi confirmada pela irmã Zenilde Fontes, do Serviço de Evangelização da Juventude. Em relação aos jovens, a religiosa disse: “protagonizar o projeto de Jesus Cristo é, imediatamente, protagonizar o contexto onde eu estou”. De acordo com os diálogos, o processo de articulação dentro da Igreja Católica no Rio Grande do Sul tende a ganhar e a ser intensificado com o total acompanhamento das pessoas que se colocam à disposição da missão evangelizadora.

Irmã Zenilde fez a partilha do pós-Jornada Mundial da Juventude Rio2013, que reuniu os representantes da juventude nas arqui/dioceses gaúchas, em agosto, em São Leopoldo. “Tudo o que aconteceu no Brasil foi um grande sinal de Deus, e um momento importantíssimo na história da Igreja”, testemunhou a coordenadora. Ela ainda agradeceu a parceria estabelecida com o Serviço de Animação Vocacional, que é liderado pelo padre Enéas Carniel, e lembrou as palavras de dom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. “Por mais que a gente queira planejar e conduzir, com diz dom Eduardo, a graça não pode ser planejada”.

Missionariedade dos jovens

Conforme foi apresentado pelo Serviço de Evangelização da Juventude, existe uma grande expectativa por realizar, em setembro de 2014, um dia totalmente dedicado à missão de evangelizar. Para atender às palavras do papa Francisco, “ide sem medo para o serviço”, ir. Zenilde Fontes explicou a ideia central da iniciativa. “Todos os jovens católicos gaúchos vão sair em missão, por todo o Estado do Rio Grande do Sul, numa data a ser construída pela própria juventude. Porque as palavras de Francisco servem como diretriz para os subsídios dessa dimensão missionária no estado e suas quatro Províncias Eclesiásticas”.

Ao final, foi reiterado o convite para que os diferentes setores, em cada arquidiocese ou diocese gaúcha, estejam reunidos para planejar suas respectivas ações missionárias a serem desenvolvidas.

Tags: