Coordenadores da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul) refletiram sobre a Liturgia das Horas e o Ofício das Comunidades, nos dias 11 e 12 de setembro. Trata-se do Encontro da Animação Bíblico-Catequética do Regional, ocorrido em São Leopoldo (RS).
Acompanhou o evento o arcebispo de Pelotas (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, dom Jacinto Bergmann, que destacou a importância do Ofício Divino das Comunidades. O arcebispo lembrou que o livro contém 150 salmos da Bíblica e motivou os participantes a fazerem as orações nele presentes.
“Deve-se fazer o Ofício Divino das Comunidades como povo sacerdotal. Se alguém não tem como fazer em grupo, que o faça então sozinho”, explicou.
Participaram do encontro representantes das dezoito arquidioceses e dioceses do Rio Grande do Sul, que também discutiram a organização do VIII Sulão de Catequese, que acontecerá de 25 a 27 de outubro, no mesmo local. Este evento reunirá representantes da Animação Bíblico-Catequética dos Estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para refletir sobre o tema Catequistas: Protagonista da Fé, do Amor e da Esperança. “A nossa missão como catequistas é a de propagar as três virtudes teologais, aquelas virtudes que vêm de Deus, que são a fé, o amor e a esperança”, conclui dom Jacinto Bergmann.
