Iniciada em 2010, a Escola Regional de Assessores, do regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nasceu com o objetivo de capacitar e animar as expressões das juventudes atuantes no Rio Grande do Sul.
A cidade de Porto Alegre (RS) recebeu a primeira etapa da Escola Regional de Assessores, de 26 a 31 julho, na Casa da Juventude Marista (Caju). A formação reuniu lideranças missionárias da evangelização juvenil das 14 dioceses gaúchas .
O bispo de Cruz Alta e referencial da Juventude do regional Sul 3, dom Adelar Baruffi, participou do encontro e disse ter se surpreendido com a experiência juvenil. Dom Adelar também destacou a importância da formação. “O objetivo da Escola de Assessores é capacitar aqueles que lá na diocese tem a missão de assessorar, congregar, animar e incentivar a missão própria de cada uma das expressões das juventudes”, explicou.
Evangelização da juventude
A coordenadora do Serviço de Evangelização do regional Sul 3, irmã Zenilde Fontes, recordou a criação da Escola Regional, iniciada por lideranças das dioceses que trabalham com juventude. “O pedido era para que tivéssemos pessoas preparadas para acompanhar grupos de jovens e instâncias de evangelização da juventude no Rio Grande do Sul”, pontuou.
Na primeira etapa da formação foram abordadas as temáticas: Jesus Cristo, Igreja, organização contexto sociocultural atual, realidades juvenis, e metodologia pastoral. O pároco da paróquia Nossa Senhora dos Anjos, de Gravataí, padre Tarcísio Rech, assessorou o terceiro dia do encontro. Na ocasião, falou sobre a Evangelium Gaudium e a realidade eclesial da América Latina.
Estão previstas duas outras etapas da Escola Regional para os meses de janeiro e julho de 2016.
