Nota da Presidência da CNBB por ocasião de sua visita anual a Roma

Como acontece todos os anos, a Presidência da CNBB realizou mais uma visita ao Santo Padre e a diversos setores da Cúria Romana, para apresentar o balanço das principais atividades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no ano que passou, bem como acolher sugestões e orientações, refletir sobre opções e alternativas pastorais e, sobretudo, expressar nossa comunhão afetiva e efetiva com o Sucessor de Pedro e a Sé Apostólica.

Para nossa alegria, a cada encontro, nos sentíamos confortados pela carinhosa acolhida com que éramos recebidos, bem como pelas palavras de incentivo, profundo amor e zelo apostólico expressos pela Santa Sé para com a Igreja no Brasil.

Nossa presença em Roma coincidiu com a Visita ad Limina dos Bispos do Regional Nordeste V da CNBB (Estado do Maranhão), com os quais convivemos de maneira muito fraterna ao longo desses dias. Com alegria e gratidão acolhemos, em primeira mão, o discurso que o Papa Bento XVI dirigiu a esses nossos irmãos Bispos e, através deles, a todo o episcopado brasileiro. Em seu pronunciamento, o Santo Padre confirmou a preocupação constante da Igreja no Brasil em defesa da vida, da família e da liberdade religiosa. O Santo Padre enfatizou o direito e o dever de cada Bispo, em sua Diocese, de orientar seus fiéis em questões de fé e moral, inclusive em matéria política, confirmando o que a CNBB havia recordado em documentos, notas e entrevistas anteriores. O mesmo direito e dever, de acordo com as normas canônicas, estende-se à própria Conferência enquanto organismo a serviço da comunhão episcopal e da pastoral orgânica em nosso país.

Concluímos nossa visita anual, última realizada no atual mandato da Presidência da CNBB, com o coração repleto de alegria pela certeza do dever cumprido. Imploramos a Nossa Senhora Aparecida suas bênçãos para todo o povo brasileiro, neste momento importante de nossa história.

Roma, 29 de outubro de 2010

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana – MG
Presidente da CNBB

Dom Luis Soares Vieira
Arcebispo de Manaus – AM
Vice-Presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNB

Tags:

leia também