Inspirados pelos encontros do Papa Francisco com os movimentos sociais e populares do mundo inteiro, o episcopado gaúcho realizou na noite da quarta-feira, 23 de março, um encontro com representantes dos movimentos sociais do Rio Grande do Sul. Participaram mais de 40 pessoas, entre elas representantes de 15 movimentos sociais, 14 arcebispos e bispos e agentes das pastorais no Regional.
O encontro iniciou com a abertura pronunciada por dom José Gislon, presidente do Regional:
Quando nos colocamos na escuta das lideranças que atuam nos Movimentos Populares e nas Pastorais Sociais, nos deparamos com as realidades que tocam e ferem a vida do povo. Todos nós sabemos que elas existem, mas nem todos querem ver ou sentir o clamor que emana de uma realidade tão próxima, apontou dom José.
O Bispo Referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora do Regional Sul 3, dom Sílvio Guterres Dutra, acolheu os participantes, explicando que a proposta do encontro nasceu da articulação das pastorais sociais no Estado e do processo da 6ª Semana Social Brasileira, que trabalha os temas da Terra, Teto e Trabalho.
Em seguida, os movimentos seguiram seus relatos, apresentando suas denúncias e partilhando suas necessidades, a partir da realidade e do contexto de cada um.
Conheça as questões colocadas pelos movimentos sociais: www.cnbbsul3.org.br
