Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
“Vocacionados e enviados para a missão”
Acontece em nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, no próximo sábado, dia 26 de novembro, a 10ª Festa da Unidade Arquidiocesana, com o tema: “Vocacionados e enviados para a missão”. O tema tem um cunho vocacional, pois no dia 20 de novembro aconteceu a abertura do Ano Vocacional Arquidiocesano.
Todos os batizados e batizadas são discípulos e missionários do Senhor e enviados para anunciar e testemunhar Jesus Cristo. Os batizados e batizadas cooperam, juntamente com os padres e bispos, na missão de evangelizar. É nesse intuito que realizamos a Festa da Unidade, para que toda a nossa Arquidiocese se una num mesmo objetivo, que é levar a Palavra de Deus aos inúmeros cantos de nossa cidade.
A Festa da Unidade chega em sua décima edição. Desde o início, a Festa da Unidade foi pensada no grande momento de ação de graças pelo ano litúrgico que finda e olhar para o futuro com confiança na procura de uma vida de unidade, “para que o mundo creia”. Na verdade, todos cooperam na missão de evangelizar, mas cada um com um ministério diferente. Temos tido muitas divisões nestes tempos, seja nas questões ideológicas, seja nas questões religiosas. É importante relançarmos sempre mais o pedido de Jesus: “que todos sejam um”.
A Festa da Unidade Arquidiocesana desse ano de 2022 inicia às 8h com a acolhida de todos os presente, e, em sequeência, testemunhos, missa, visita à feira vocacional, louvores. No dia da Festa Unidade, como acontece todos os anos, terá a Feira Vocacional. Todos os presentes poderão visitá-la. O momento central do encontro será às 9h, com a celebração Eucarística. Neste ano assinaremos também uma carta pastoral olhando para o futuro de nossa caminhada.
Convido a todos para participarem deste momento de unidade arquidiocesana mesmo com as dificuldades normais de cada dia. O cartaz foi divulgado pelas mídias digitais de nossa arquidiocese e, além daqueles que exercem um ministério ou participam de alguma pastoral, todo o povo de Deus é convidado a participar da Festa da Unidade.
Esse é o momento de toda a Igreja de São Sebastião do Rio de Janeiro se reunir em comunhão visível. Quando catequizamos alguém, falamos em nome da Igreja, temos que transmitir às pessoas aquilo que é a doutrina da Igreja e não aquilo que pensamos. Temos que seguir o que está no Catecismo da Igreja Católica. Por isso, a Festa da Unidade quer que todos caminhem num mesmo objetivo, transmitindo a verdade e a doutrina da Igreja. Unidade significa caminhar junto – tempo de uma igreja sinodal. É isso que a Igreja do Rio de Janeiro quer: que todos caminhem juntos e contribuam na edificação do Reino de Deus.
A Festa da Unidade acontecerá na Catedral Metropolitana de São Sebastião, com a presença de todo o clero e cristãos leigos e leigas – enfim, todo o povo de Deus. Celebremos a busca de unidade. Além dos momentos celebrativos, a Festa da Unidade terá o momento de encontros e descontração. Será possível visitar a Feira Vocacional. A Feira Vocacional acontecerá no estacionamento da Catedral e visa à promoção dos diversos carismas presentes em nossa Igreja Arquidiocesana. Os jovens podem se interessar não somente pelo carisma diocesano, mas por tantas outras ordens religiosas e comunidades que formam a Igreja do Rio de Janeiro.
A Festa da Unidade é uma oportunidade de rezarmos por toda a Igreja, pedindo para que os bispos, padres e diáconos sejam fiéis ao chamado que Deus lhes fez e todos os jovens que estão no seminário que perseverem no caminho rumo ao sacerdócio. Rezamos ainda para que todo o povo de Deus possa nutrir em seu coração o amor por Jesus Cristo e pela Igreja e cooperem na obra evangelizadora de construção do reino.
Durante a Festa da Unidade, iniciará o ano de aprofundamento e realização do pilar da ação missionária (DGAE 2019 -2023), conforme o que já foi definido pelo 13º PPC (Plano de Pastoral de Conjunto). Avaliaremos como está a missão da Igreja do Rio de Janeiro e como podemos fazer com que nossa ação evangelizadora melhore sempre mais. Utilizaremos as respostas ao questionário sobre o Sínodo para esse aprofundamento.
Façamos um esforço e participemos de nossa 10º Festa da Unidade e cooperemos junto com a Igreja Particular do Rio de Janeiro na edificação do Reino de Deus. Rezemos por todas as vocações leigas e consagradas e que, por meio de nossa ação evangelizadora, tenhamos mais paz e amor em nossa cidade. Amém.
