CRP do Paraná se reúne em União da Vitória e reflete sobre cuidado com a saúde psíquica dos padres

O cuidado com a saúde psíquica dos padres e o fortalecimento da Pastoral Presbiteral nas dioceses foram temas abordados na primeira reunião da Comissão Regional dos Presbíteros do Paraná, realizada entre os dias 20 e 22 de março, em União da Vitória (PR). O encontro teve a presença de 19 padres e do bispo diocesano, dom Walter Jorge Pinto, que é o referencial para os presbíteros no Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Padre Sidnei Reitz, que além de secretário da CRP também é coordenador da Pastoral Presbiteral na diocese de União da Vitória, falou sobre a ocorrência de suicídios entre os presbíteros.

“É um tema espinhoso, triste e preocupante, que nos traz muitas dúvidas e poucas respostas. Mas é necessário que se enfrente essa questão e se busquem encontrar alternativas para que se evite ao máximo esses acontecimentos de autoextermínio, sobretudo entre nós, que somos promotores da vida com sentido”, disse o padre.

O presidente da CRP, padre Emerson Lipinski, destacou que a elaboração das atividades para o ano visa o cuidado do presbítero na sua dimensão integral. “Nesta sociedade fragmentada, a CRP busca ajudar o padre a se integrar na sua dimensão humano-afetiva, a fim de que ele possa superar os desafios que advém”, disse ele.

Confira a notícia na íntegra.

Tags: