Reflexão, memória e santidade marcam o segundo dia do 1º Encontro Nacional com Postuladores das Causas dos Santos

Nesta terça-feira, 15 de julho, segundo dia do 1º Encontro Nacional com Postuladores e Vice-Postuladores das Causas dos Santos no Brasil, a programação seguiu com momentos de espiritualidade e conferências. Realizado na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), o evento é promovido pela Comissão Especial para a Causa dos Santos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e segue até a próxima quinta-feira, 17.

Dom Anselmo Chagas de Paiva, monge beneditino do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro

Na parte da manhã, os participantes foram convidados a refletir sobre a parábola do filho pródigo, em meditação conduzida por dom Anselmo Chagas de Paiva, monge beneditino do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro. Para ele, a Parábola é uma expressão do caminho de conversão contínua, essencial à vida de quem busca a santidade.

“Todo santo não nasce santo, mas torna-se santo. Assim como o filho pródigo, que viveu uma crise, afastou-se e depois retornou à casa do Pai, muitos santos viveram processos semelhantes de reconciliação. Santo Agostinho, Zaqueu, o bom ladrão — São Dimas —, todos encontraram um novo caminho, iluminados pela graça. A santidade é possível a cada um de nós”, destacou.

Um marco para a Igreja no Brasil

Ao portal da CNBB, dom Magnus Henrique Lopes, bispo de Crato (CE) e membro da Comissão Especial para a Causa dos Santos da CNBB, ressaltou a importância do encontro. Para ele, o evento representa um marco para a Igreja no Brasil:

“É um momento de louvar a Deus, porque esta terra de Santa Cruz tem exalado o odor da santidade. Temos santos, temos milagres e temos causas abertas em diferentes regiões do país. A santidade é entrega, martírio, é configurar-se a Cristo”, afirmou.

Dom Magnus Henrique Lopes, bispo de Crato (CE) e membro da Comissão Especial para a Causa dos Santos da CNBB

Dom Magnus mencionou ainda os avanços na diocese de Crato, com a causa da bem-aventurada Benigna Cardoso e o encerramento da fase diocesana do processo do padre Cícero. “Entregamos recentemente todo o material à Santa Sé, concluindo um trabalho de três anos”, contou.

Entre os participantes, está o padre Luiz Laudino, da Paróquia Imaculada Conceição, em Londrina (PR), que participou motivado pela causa do padre Afonso Pastore, fundador do Encontro de Casais com Cristo (ECC) e conhecido como o apóstolo da família. Segundo ele, o legado de evangelização deixado por padre Pastore — com mais de 3,6 milhões de famílias alcançadas no Brasil e até no exterior — é digno de reconhecimento oficial.

Padre Luiz Laudino, da Paróquia Imaculada Conceição, em Londrina (PR)

“O povo já o tem como santo no coração. Estamos aqui para entender melhor os caminhos formais e eclesiais da causa”, explicou.

A programação do segundo dia também incluiu conferências com temas como “A procura de Deus pela vida de oração” e “As bem-aventuranças: um caminho para a santidade”. No fim da tarde, os participantes realizam uma peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Saúde, em espírito de oração e comunhão.

O 1º Encontro Nacional com Postuladores e Vice-Postuladores segue até a próxima quinta-feira, dia 17, com orientações práticas sobre os processos das Causas dos Santos no Brasil. O evento busca fortalecer a formação e articulação de todos os que atuam nesse campo, valorizando o testemunho dos fiéis que viveram com heroísmo a fé cristã.

Por Larissa Carvalho | Fotos: Giany Costa

Tags: