CNBB recebe em visita o decano do Studio Biblicum Franciscanum, frei Rosario Pierri

A sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolheu, na manhã desta sexta-feira, 25, o decano do Studium Biblicum Franciscanum, em Jerusalém, frei Rosario Pierri. Acompanhado do padre Rogério Alves Gomes, frei Rosario foi acolhido pelo secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, pelo ecônomo, padre Felipe Lima, e pelo secretário executivo de Campanhas, padre Jean Poul Hansen.

Ele partilhou estar “muito feliz” visitar e conhecer a Igreja no Brasil, “uma Igreja jovem, bela e viva”.

O Studium Biblicum Franciscanum é um centro de pesquisas e estudos bíblicos e arqueológicos, instituído pela Custódia Franciscana da Terra Santa. Frei Rosario Pierri lembrou a presença dos franciscanos no local, que vive uma “situação muito tensa”.

“Esperamos contar com vosso apoio e vossa oração”, disse o frade.

“Nós recordamos sempre que lá nós desenvolvemos um serviço para toda a Igreja, nos santuários que os franciscanos custodiam há muitos séculos. São milhões de peregrinos que já visitaram e que depois da peregrinação à Terra Santa levam essa espiritualidade a todo o mundo”, partilhou.

Junto a essa missão, eles também desenvolvem o trabalho acadêmico, ensinando as línguas bíblicas e promovendo o estudo das Sagradas Escrituras. O frade recordou o Papa Francisco, no discurso à delegação do Studium Biblicum Franciscanum, em janeiro de 2024, em Roma, no qual disse que se o estudo não chega às pessoas, não serve de nada.

“O estudo rigoroso e científico das fontes bíblicas, enriquecido pelos métodos mais atualizados e pelas disciplinas inerentes, esteja para vós sempre unido à relação com a vida do povo santo de Deus e orientado para o seu serviço pastoral, em harmonia e em benefício do vosso carisma específico na Igreja. Estudo, meditação, reflexão sobre a Bíblia e os textos bíblicos, tudo no coração da Igreja, que é o santo povo fiel de Deus a caminho. Fora do corpo da Igreja, estes estudos não servem para nada! O que vale é o coração da Igreja, da Santa Mãe Igreja!”, disse o Papa Francisco na ocasião.

Luiz Lopes Jr

Tags: