Representantes de 28 emissoras de inspiração católica de 12 países estiveram reunidos no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, entre segunda, 11, e hoje. O encontro promovido pelo Centro para a Comunicação do Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (Celam) é uma iniciativa inédita e levou adiante o objetivo de constituir uma rede de televisões católicas no âmbito continental, como espaço colaborativo de sinergia e articulação em perspectiva sinodal.
A proposta de reunir as emissoras está em “comunhão com as conferências episcopais do continente e inspirada pelo Magistério do Papa Francisco”, segundo o Centro de Comunicação do Celam.
O diretor do Centro, Óscar Elizalde Prada, destaca que essa é a proposta de uma rede que estará a “serviço da missão da Igreja na América Latina e no Caribe, para levar adiante linhas estratégicas, conjuntas e solidarias, a favor de um maior alcance e incidência da voz profética do Celam”.
A assessora da Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Osnilda Lima, anunciou que a principal conquista desses dias foi a decisão de criar uma rede de trabalho conjunta, uma aliança de TVs que se chamará ALMA TV (Alianza Latinoamericana de Medios Audiovisuales).
“O objetivo é claro: potencializar as propostas e prioridades das conferências episcopais da América Latina e Caribe, sempre com um olhar atento e preferencial para os empobrecidos. Este é o principal fruto do nosso encontro e o início de um novo capítulo na colaboração midiática católica na América Latina e no Caribe”, partilha.
Espaço de conhecimento e diálogo
Em entrevista à TV Aparecida, Óscar destacou a intenção de favorecer o conhecimento e o aprendizado mútuo entre os representantes. A metodologia do encontro previu a realização de um diagnóstico e um mapeamento da realidade das televisões católicas do continente, além de gerar um espaço de conhecimento, diálogo e construção de processos de comunhão e colaboração com as pessoas que exercem funções de liderança nas televisões católicas da América Latina e do Caribe. Outra proposta foi identificar boas práticas comunicativas nas televisões com vistas à sua sistematização e divulgação.
“No encontro, estamos constatando que, geralmente, temos desafios muito parecidos, por exemplo, a necessidade de acompanhar a formação, a necessidade de investimento em tecnologia, a necessidade de trabalhar juntos para a criação de bons conteúdos que possam ser utilizados por outras televisões, até as menores que não tem condições de gerar conteúdo, mas que tem vontade de crescer. Mas também a ideia de chegar a uma nova audiência – como os jovens, as crianças, acompanhar os processos da fé”, partilhou.

Fortalecer a ação evangelizadora
O bispo de Oeiras (PI) e membro da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, dom Edilson Soares Nobre, considera o encontro “uma experiência muito rica”.
“Além de termos a oportunidade de aprofundarmos determinados temas que nós entendemos que são pertinentes para alargar os nossos horizontes da compreensão da comunicação eclesial, também o intuito desse encontro é provocar entre nós que realizamos esse trabalho de comunicação através das televisões de inspiração católica uma rede de comunicação para fortalecer a nossa ação evangelizadora, usando essa ferramenta que ainda tem um poder muito grande que atinge a tantas famílias”, destacou o bispo.
Dom Edilson recordou o caminho feito no Brasil na articulação da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB e da Signis Brasil, neste espaço onde representantes das TVs e da Conferência Episcopal se reúnem “procurando manter essa unidade e nos ajudar mutuamente, para garantirmos que, de fato, a evangelização aconteça”.
Evangelizar na comunhão
O coordenador do Setor TV da Signis Brasil, Nelson Henrique Batistote, ressaltou a oportunidade que as emissoras têm para refletir sobre o caminho percorrido na missão de evangelizar. “Quando a gente para e consegue compreender que a missão é evangelizar, e evangelizar através da comunhão, a gente se encontra na missão”.
Confira a nota de imprensa divulgada pelo Celam
Luiz Lopes Jr com informações de ADN Celam e TV Aparecida | Foto: JovannyK/TELEVIDA
