Mais de 16 mil peregrinos estarão em Roma a partir desta quarta-feira, 8 de outubro, para celebrar o Jubileu da Vida Consagrada. Entre eles, religiosos e religiosas, monges e contemplativas, membros de institutos seculares e da Ordo virginum, eremitas, membros pertencentes aos “novos institutos” de Vida Consagrada. Cerca de uma centena de países estarão representados durante o evento organizado em colaboração com o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada, incluindo numerosas delegações da própria Itália e do Brasil, além da Polônia, França, Espanha, Alemanha, Portugal, Croácia, Estados Unidos, Canadá, Argentina, México, Colômbia, El Salvador, Filipinas, Índia, Coreia do Sul, Indonésia, Nigéria e Congo.
A missa com o Papa
O evento jubilar terá início nesta quarta-feira, 8 de outubro, com alguns eventos abertos a todos: as peregrinações às Portas Santas, entre as 13h e as 17h do horário local, e, em seguida, às 19h, será realizada uma Vigília de oração presidida pelo cardeal Ángel Fernández Artime, prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, na Basílica de São Pedro. Na quinta-feira, 9 de outubro, às 10h30 da hora italiana, será celebrada a missa na Praça São Pedro presidida por Papa Leão XIV. Há também a iniciativa Diálogos com a cidade, na noite de 9 de outubro, em várias praças de Roma: na Piazza dei Mirti, o encontro com o tema Compromisso com os “últimos” – Ouvir o clamor dos pobres, na Piazza Don Bosco o encontro Cuidado e proteção da criação – Tutela do meio ambiente e na Piazza Vittorio Emanuele o encontro Fraternidade universal – Solidariedade.
As iniciativas
A partir da tarde de quinta-feira, 9 de outubro, serão realizadas algumas iniciativas organizadas pelo Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica para os 4 mil peregrinos credenciados para os eventos. Das 15h às 17h30 do horário local, serão realizados encontros de reflexão divididos por formas de Vida Consagrada: na Sala Paulo VI, os Institutos religiosos; na Universidade Urbaniana, os Institutos contemplativos; na Universidade Santa Croce, os Institutos seculares; na Aula Nova do Sínodo, as consagradas do Ordo Virginum; na Sala da Cúria Geral dos Jesuítas, as “Novas Formas” de Vida Consagrada; na Sede da UISG, as Sociedades de Vida Apostólica.
O evento jubilar vai continuar na sexta-feira, 10 de outubro, com uma manhã de escuta e reflexão sobre o tema da “Esperança”, das 8h às 12h na Sala Paulo VI, com a celebração eucarística, a intervenção do Pe. Giacomo Costa, consultor da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, e o encontro com o Papa. Das 15h30 às 18h30, será possível participar de uma “Conversa espiritual”, sempre dividida por formas de vida, nos mesmos locais dos eventos de quinta-feira, 6 de outubro. À noite, das 20h às 21h, haverá um momento de oração na cidade aberto a todos, em diferentes idiomas, animado por consagrados e consagradas: em italiano na Igreja de Santa Maria in Via, em inglês na Igreja de San Silvestro, em francês na Igreja de San Luigi dei Francesi, em português na Igreja de Sant’Andrea della Valle, em espanhol na Basílica de Santa Maria Sopra Minerva. No sábado, 11 de outubro, prossegue-se com um encontro às 8h na Sala Paulo VI sobre o tema da “Paz”, para os participantes credenciados.
Após a missa, haverá a intervenção da Irmã Teresa Maya, ex-presidente da Conferência das Superioras Maiores LCWR. Em seguida, após o almoço oferecido pelo Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, das 14h30 às 17h, serão realizados, sempre na Sala Paulo VI, workshops sobre técnicas de mediação e gestão de conflitos, a cargo da equipe do Pe. David McCallum, diretor do Discerning Leadership Program e membro da Comissão Metodológica da Secretaria do Sínodo dos Bispos.
O Jubileu será encerrado com um momento de oração na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, aberto a todos, das 19h às 21h, com a passagem pela Porta Santa. No domingo, 12 de outubro, os peregrinos participarão da Santa Missa na Praça de São Pedro pelo Jubileu da Espiritualidade Mariana.
Consagradas seculares do Brasil marcam presença
Com o coração cheio de fé, entusiasmo e alegria, um grupo de 20 consagradas seculares de todas as regiões do Brasil partiu no dia 6 de outubro, à noite, do Aeroporto Internacional de São Paulo, rumo a Roma, para participar do Jubileu da Vida Consagrada. Após uma escala em Madri, as consagradas já se encontram em solo italiano, unindo-se aos milhares de peregrinos que participam deste momento histórico de celebração da Vida Consagrada em todas as suas formas e expressões.
Representando a Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB), os Institutos e todos os consagrados e consagradas seculares do país, o grupo vivenciará dias de intensa comunhão, oração e espiritualidade durante o Jubileu Ordinário de 2025, que tem como lema “Peregrinos de Esperança”.
Segundo Moema Rodrigues Muricy, presidente da CNISB, a presença das consagradas seculares neste Jubileu “é um testemunho de comunhão, alegria e fé”:
“É com grande alegria que a CNISB se faz presente no Jubileu da Vida Consagrada pela presença de 20 consagradas em Roma que irradiam essa alegria pelo seu sorriso e no acreditar da sua vocação e missão e, em comunhão com elas, estão todos os Institutos em caminhada sinodal, conscientes de serem peregrinos de esperança no mundo e com desafios, mas firmes no alicerce de Jesus Cristo.”
Para Moema, esta participação expressa a resposta ao apelo da Igreja para viver este Ano Santo como um tempo de fraternidade, escuta e esperança, abrindo caminhos de comunhão entre todas as formas de Vida Consagrada.
A CNISB convida todos os Institutos e comunidades do Brasil a acompanharem este tempo jubilar de graça e comunhão, unidos em prece e gratidão, pedindo que esta experiência em Roma renove a esperança e fortaleça o testemunho da Vida Consagrada Secular no coração do mundo, “como fermento de unidade, de esperança e de paz”.
Com informações do Vatican News e CNISB | Foto de capa: Vatican Media


