Ministra do STJ, Daniela Teixeira, é recebida em visita de cortesia pelo Secretário-Geral da CNBB

A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Daniela Teixeira, fez uma vista de cortesia à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na manhã da quarta-feira, 15 de outubro. A ministra foi recebida pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.

Há dois anos, quando foi indicada para a vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Daniela Teixeira se apresentou à presidência da Conferência mostrando as pautas importantes do seu currículo, que têm muita aproximação com os valores da CNBB.

À época, a então advogada manifestou o desejo de visitar a CNBB e pedir a bênção para, caso fosse aprovada sua sabatina no Senado, assumir mais esta função no exercício do serviço público, na justiça brasileira.

Os três novos membros do STJ foram aprovados no Senado no dia 25 de outubro de 2023, após sabatina na Comissão de Constituição e Justiça, e nomeados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 10 de novembro.

Fotos: Fiama Tonhá – ASCOM CNBB.

Trajetória no STJ

Ao assumir o cargo, Daniela Teixeira deparou-se com um gabinete acumulando mais de 12 mil processos. Com novas demandas chegando diariamente, o desafio inicial foi gerenciar o acervo e acelerar o ritmo de julgamentos.

Em um ano, a ministra proferiu mais de 25 mil decisões, reduzindo o estoque inicial de processos. As medidas adotadas incluíram a organização da equipe e a priorização de casos estratégicos, visando garantir maior produtividade e atender às demandas do tribunal.

Olhar feminino

A  ministra salientou, à época de sua eleição, saber da importância da sua responsabilidade em aportar, na advocacia brasileira, o olhar feminino. “É uma honra levar o olhar feminino, o olhar de mãe, de fazer a justiça pensando que as mulheres têm muito a colaborar no poder judiciário. É uma pena que ainda sejamos poucas. Eu vou levar para o poder judiciário esse pedido de que mais mulheres estejam junto comigo”, afirmou.

Por Willian Bonfim

Tags: