Belo Horizonte recebe curso latino-americano para formadores de seminários propedêuticos

Entre os dias 20 e 24 de outubro, Belo Horizonte (MG) tornou-se ponto de encontro para formadores de seminários da América Latina e do Caribe. Promovido pela Organização de Seminários Latino-Americanos (OSLAM), em parceria com o Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (CELAM) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Curso Latino-Americano para Formadores de Seminários Propedêuticos reuniu padres reitores, formadores e responsáveis por seminários de 11 países, totalizando cerca de 70 participantes. 

O objetivo do encontro foi fortalecer a missão formativa na etapa propedêutica, primeira fase da formação sacerdotal, com atenção especial aos aspectos pastoral, espiritual, humana e pedagógica, em consonância com a nova Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis. 

Um curso pensado para o início da formação 

Para o padre Vagner Moraes, secretário da OSLAM, este encontro foi um marco dentro das atividades formativas do ano.

“Tivemos um encontro presencial em Bogotá com os formadores do seminário e outro online com os diretores espirituais da América Latina. Este terceiro encontro, planejado desde o ano passado, aconteceu aqui no Brasil e foi direcionado aos padres formadores da etapa propedêutica, que é o início da formação. É nesta etapa que se consolidam a disciplina, as bases intelectuais e espirituais, e o discernimento dos candidatos”, explicou. 

Padre Vagner destacou ainda a escolha do Brasil como sede:

“Fazendo parte da equipe diretiva da OSLAM até 2027, optamos por fazer este encontro aqui, considerando a presença de uma equipe qualificada, a estrutura necessária e o apoio de bispos e dioceses locais. Temos 70 participantes de 11 países, o que demonstra a relevância e o alcance latino-americano do curso.” 

Dom Júlio César Gomes Moreira, bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte e assessor do curso, destacou a importância do encontro para a formação sacerdotal:

“Tem sido um tempo de graça, de encontro, de partilha, de formação e de oração, criando um verdadeiro intercâmbio de experiências e uma consciência de corresponsabilidade entre nós no cuidado desta missão tão importante: a acolhida dos vocacionados que iniciam seu percurso de formação. É um momento de preparação e discernimento da vontade do Bom Senhor para suas vidas, para o serviço da Igreja e da humanidade. Que este seja apenas o começo de um trabalho e de um processo que continue, com a graça de Deus, na ajuda mútua e no aprofundamento desta missão.” 

Com vasta experiência como formador, dom Júlio atuou nos seminários Nossa Senhora de Fátima e São José, em Brasília, e como reitor nos seminários São João Maria Vianney e Santa Cruz, em Goiânia, consolidando sua visão sobre a importância de uma formação sólida e fraterna. 

O desafio da formação inicial 

Para dom José Albuquerque, bispo de Parintins (AM) e membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a etapa propedêutica representa um verdadeiro alicerce para a formação sacerdotal:

“Este era um sonho antigo: reunir formadores de toda a América Latina. A etapa propedêutica é o ponto de partida, onde se constrói a base humana, intelectual e espiritual do seminarista, para que ele possa avançar nas etapas seguintes com solidez e consciência”, destacou. 

O bispo enfatizou os desafios contemporâneos enfrentados na formação inicial:

“Muitos jovens chegam de realidades familiares e sociais complexas, com escolaridade variada e pouca experiência pastoral. É preciso apoiá-los não apenas na dimensão intelectual, mas também na disciplina, na organização do tempo, na espiritualidade e na adaptação à vida comunitária. É um processo de lapidação, para prepará-los a enfrentar os desafios das etapas posteriores, como a filosofia e a teologia.” 

Integração latino-americana e troca de experiências 

O encontro também proporcionou uma importante articulação internacional. Dom José observou que a presença de representantes de diferentes países permite conhecer realidades diversas e compartilhar boas práticas:

“Não podemos olhar apenas para a experiência brasileira. É fundamental irmos além, aprender com os desafios e acertos de outros contextos, inclusive do Caribe. Essa troca de experiências fortalece a formação e ajuda a construir uma rede latino-americana de formadores”, afirmou. 

Padre Vagner reforçou essa dimensão colaborativa:

“A ideia é criar um espaço de fraternidade, onde os participantes possam trocar experiências, refletir sobre metodologias pedagógicas e práticas de acompanhamento espiritual, sempre buscando responder às necessidades locais sem perder a perspectiva de um projeto continental”, destacou o secretário da OSLAM. 

Próximos passos 

Para padre Vagner e dom José, o curso é apenas o início de um projeto mais amplo:

“Nosso propósito é pensar em um projeto latino-americano de formação inicial, que possa ser adaptado a cada país, fortalecendo o trabalho dos formadores e preparando melhor os seminaristas para o ministério. A experiência deste encontro nos dá base para seguir com novos cursos, materiais e intercâmbios entre os seminários do continente”, afirmou dom José. 

Padre Vagner acrescentou:

“Queremos que a formação seja sólida, mas também que abra espaço para criatividade e adaptação, permitindo que cada país possa implementar práticas eficazes em sua realidade, sem perder a perspectiva de irmanação e troca de experiências.” 

 

Por Janaina Santos

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