Dia 02 de julho, a Santa Sé (Vaticano) anunciou a criação da nova Diocese de Montenegro e a nomeação do seu primeiro Bispo, a saber, Dom Paulo Antônio De Conto.
A nova Diocese abrange uma superfície de 4.395 km2, com uma população de 335.521 habitantes, dos quais 80% são católicos. Conta com 32 Municípios e 30 paróquias. Tem 28 seminaristas maiores e 19 menores, o que é um número promissor. A população é atendida por 42 sacerdotes, dos quais 35 diocesanos e 07 religiosos, além de 129 irmãs e 11 irmãos leigos.
O Bispo de Montenegro é natural de Relvado, antigamente parte do Município de Encantado. Era membro do clero da Diocese de Santa Cruz do Sul, onde foi pároco de Pantano Grande e da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Santa Cruz), da Paróquia da Catedral, Reitor do Seminário Dom Alberto (Viamópolis) e Vigário Geral da Diocese.
Dom Paulo foi ordenado Bispo aos 15 de setembro de 1999, na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul. Até agosto de 1998 foi Bispo de Cáceres (MT) e depois enviado para criar a nova Diocese de Criciúma (SC). Como teve pleno êxito nestas funções, o Santo Padre o nomeou para primeiro Bispo de Montenegro.
Dom Dadeus, Arcebispo de Porto Alegre, declarou acerca da nova Diocese: “É a filha mais nova da Arquidiocese de Porto Alegre. Já nasce unida, desenvolvida e bela”. Dom Paulo acrescentou: “E santa”. De fato, talvez não haja no Brasil região que tenha dado à Igreja tantas vocações sacerdotais e religiosas do que esta nova Diocese.
É considerada também a região de maior qualidade de vida da América Latina. Seu povo é trabalhador, criativo, religioso e organizado.
A posse de Dom Paulo está marcada para o dia 06 de setembro, às 15 horas, na Catedral São João Batista de Montenegro.
A criação de uma Diocese é um evento social, mas acima de tudo um acontecimento eclesial, fruto da fé e da vivência religiosa e comunitária de um povo. O Santo Padre fez jus a este testemunho e lhe deu um sucessor dos apóstolos para pastoreá-lo em nome de Jesus Cristo, Senhor da Igreja. Dom Paulo seja bem-vindo. Nossa oração acompanhe esta Diocese, na qual existe a Igreja católica una, santa e apostólica.