No próximo sábado, 13, a arquidiocese de Porto Alegre (RS) vai dar início a uma formação para todos os seus agentes de Pastoral Vocacional. O encontro acontece das 8h30 às 17h no Seminário São José, em Gravataí, com o tema “A Vocação e a família”.
A formação é a primeira atividade do Ano Vocacional na arquidiocese, que foi aberto na tarde do domingo, 7, na catedral de Porto Alegre. A celebração eucarística de abertura foi presidida pelo arcebispo, dom Dadeus Grings, que reuniu os bispos auxiliares, padres, e fiéis.
A partir do tema “Discípulos-missionários a serviço das vocações” e lema “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações”, todas as paróquias e comunidades da arquidiocese estão convocadas a se mobilizarem na intensificação dos estudos, reflexões e a animação vocacional em um tempo privilegiado que segue até o dia 26 de agosto de 2012.
O Ano Vocacional Arquidiocesano acontece ainda como eco do Ano Sacerdotal e do Centenário da Província Eclesiástica do Rio Grande do Sul. Com este acontecimento, o objetivo é fazer suscitar no meio do povo novas vocações, sejam elas para o sacerdócio, para a Vida Religiosa Consagrada, para a família, para o laicato, além de aperfeiçoar a formação cristã.
Em sua homilia, dom Dadeus lembrou a vocação sacerdotal como ‘abertura’ e o fomento de outras vocações e, utilizando-se da liturgia do domingo, especialmente do evangelho (Mt, 14, 22-23), sustentou que Deus continua a chamar homens e mulheres para o serviço do Reino e que independente das crises, é possível assumir a vocação com confiança no mestre.
“Se é Jesus quem chama, somos capazes de andar sobre as água. Nossa vocação maior é a vocação da fé. A crise do mundo é crise de fé. Às vezes, acaba-se por não perseguir mais a meta, não olhamos para Jesus, mas Ele diz: ‘Coragem, sou eu. Não tenhais medo’. Nós temos incentivos para caminhar com toda coragem”, disse. Dom Dadeus enfatizou ainda o compromisso de homens e mulheres que anunciam a Jesus Cristo que chama e envia.
“Nesse ano somos chamados as sermos porta-vozes de Jesus Cristo. Todos nós que cremos nele somos capazes de indicar para o mundo de hoje: é Ele, é o Senhor que está diante de nós e, quanto piores forem as crises do mundo, mais nós temos condições de dizer: É Jesus que está se aproximando”, destacou.
Mobilização nas paróquias
O Ano Vocacional será levado para as paróquias da rquidiocese de Porto Alegre. Serão intensificados com a passagem do grande símbolo do Ano Vocacional: A barca vocacional.
Ao todo, seis réplicas vão percorrer todos os vicariatos, congregações e institutos religiosos, colégios e hospitais proporcionando um intenso processo de animação vocacional.
Dotada de uma rica simbologia, a barca conta com três velas, representando a vocação sacerdotal, consagrada e a leiga. Conta também com uma lamparina que representa a Jesus Cristo que guia a barca/Igreja e conta ainda com uma Bíblia, fundamento e alimento na animação vocacional.
As barcas foram abençoadas pelos bispos da arquidiocese e em seguida, repassadas às comissões de animação vocacional dos Vicariatos de Porto Alegre, Canos, Guaíba, e Gravataí. Também recebeu uma réplica da barca a Conferência dos Religiosos do Brasil no Rio Grande do Sul (CRB-RS) que a levará para todas as Congregações Religiosas.