Animação Bíblica da Pastoral é temática do primeiro dia de Seminário Nacional

O primeiro dia do Seminário Nacional de Animação Bíblica da Pastoral (ABP), promovido pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, aconteceu na segunda-feira, 25, e abordou a temática “A Animação Bíblica da Pastoral”. A saudação aos participantes foi feita pelo presidente da Comissão, dom José Antônio Peruzzo. 

Na ocasião, dom Peruzzo salientou o quanto a Palavra de Deus move e comove sensibilidades, pessoas e discípulos. “Faço votos que esse dias de estudos sejam também dias de intimidade com a Palavra, sejam também dias de experiências comunitárias, de partilhas, de esperanças, de descobertas das ternuras de Deus que se tornaram letra na Sagrada Escritura”, disse dom Peruzzo.

“Que esses dias de estudos sejam também traços de santidade de discípulos que querem se deixar ensinar por seu Senhor”, finalizou.

 

Na sequência, o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e referencial da Animação Bíblico-Catequética no regional Leste 2, dom Joel Maria dos Santos, realizou um momento de oração/espiritualidade com os participantes.

Em seguida, o padre Décio Walker falou sobre o que é a Animação Bíblica da Pastoral (ABP). E a Mariana Venâncio, assessora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, abordou a temática sobre os círculos bíblicos e as experiências contemporâneas. 

Acompanhe o Seminário na íntegra em:

 

Programação dos dias 26 e 27 de julho

No segundo dia, 26 de julho, a temática será a ABP e o Mês da Bíblia 2022. Neste dia serão aprofundados o “ensinamento da Lei em Josué a formação bíblica hoje”, além da temática da “hospitalidade da Terra e as hospitalidades de hoje”, com o professor Altamir Andrade. 

Já no último dia, 27 de julho, serão aprofundadas as temáticas do “Cerco de Jericó: diversidade de abordagens do texto bíblico no cenário atual”, com a professora Patrícia Zaganin e “As guerras pela reconquista da Terra Prometida: como compreender hoje?”, com o professor Ildo Perondi.  

 

Tags:

leia também