No dia 28, a arquidiocese de Belo Horizonte fez um estudo sobre o Texto-Base do 3º Congresso Vocacional que ocorrerá em Itaici (SP), entre os dias 3 e 7 de
setembro de 2010. O estudo foi assessorado pelo religioso, padre Tadeu Furtado. O evento contou com a participação de 46 animadores vocacionais do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais).
Durante o encontro, o assessor lançou propostas de reflexão sobre a caminhada de animação vocacional ao longo da história e para a percepção da necessidade de conhecer a realidade atual, com o objetivo de encontrar caminhos que possibilitem viver a fidelidade e audácia da missão na Igreja e na sociedade.
“Refletimos, também, sobre a importância de ter claro e concreto uma metologia, organização e um Planejamento que nos ajude a viver um resgate da realide, uma contextualização da animação vocacional a partir da luz da Palavra de Deus e propostas operativas que tornem-se em concretas ações o nosso trabalho vocacional na Paróquia, comunidade e diocese”, lembram os participantes do encontro.
3º Congresso Vocacional
“Discípulos-missionários a serviço das vocações” e “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações. Estes são, respectivamente, o tema e lema do 3º Congresso Vocacional, cujo objetivo é celebrar a caminhada a serviço da animação vocacional e aprofundar a teologia das vocações na perspectiva do discipulado e da missionaridade, a consolidar a identidade do animador e do serviço de animação vocacional, bem como oferecer pistas para o trabalho vocacional.
Pretende-se, ainda, com o evento, acolher, como horizonte e referência, o Sínodo sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, e o Documento de Aparecida, com todas as suas indicações.
O Ano Sacerdotal “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”, será outro ponto tocado durante o Congresso.
