Arquidiocese de Juiz de Fora celebra 1º Sínodo Arquidiocesano

A arquidiocese de Juiz de Fora celebra, de 13 de dezembro de 2009 a 21 de novembro de 2010, o 1º Sínodo Arquidiocesano. Trata-se de uma avaliação, um instrumento para refletir o que de bom foi construído e o que falta construir na Igreja de Juiz de Fora.

O evento vai envolver as 84 paróquias da arquidiocese de Juiz de Fora e as mais de mil comunidades (Juiz de Fora e mais 36 municípios). Três leigos e dois padres de cada uma das 11 foranias da arquidiocese (regiões geográficas que reúnem diversas paróquias) formam os missionários sinodais. O total é de mais 60 pessoas envolvidas em trabalhos de visitação e escuta dos fiéis.

A abertura acontece em celebração presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira, domingo, dia 13 de dezembro, na Catedral Metropolitana.

“A palavra sínodo significa ‘um mesmo caminho’ ou ‘caminhar juntos’. O Sínodo Arquidiocesano é um acontecimento da Igreja que envolve a todos – o arcebispo, os padres, os diáconos, os religiosos e as religiosas, os leigos e as leigas – com a finalidade de despertar a todos para a Comunhão e Missão da Igreja Particular de Juiz de Fora”, explica assessoria litúrgica do evento.

A finalidade principal do Sínodo não é estabelecer normas, mas fomentar um espírito pastoral. “O ponto que queremos alcançar é o de uma Igreja com mais comunhão e mais missionária. Certamente, é momento de rever também aspectos práticos como orientações pastorais para os sacramentos, rever nossas estruturas e orientações para a otimização dos nossos serviços ao Povo de Deus; mas tudo isso em vista de uma espiritualidade de comunhão e de um despertar para a missão”, explica dom Gil Antônio Moreira.

A celebração de apresentação das conclusões do Sínodo está marcada para o dia 21 de novembro de 2010, na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora.

Ao final, em 2011, será feita a redação do documento sinodal e posterior publicação de um livro sobre os resultados do Sínodo (previsto para junho de 2011). O tema refletido será “Arquidiocese de Juiz de Fora:  uma Igreja sempre em Missão”, e o lema “Fazei discípulos meus” (Mt 28,19).

O arcebispo metropolitano fará uma coletiva de imprensa, no dia 10 de dezembro, quinta-feira, para falar à mídia local sobre o Sínodo. O evento acontece no Lar Sacerdotal, a partir das 9h.

Tags: